Agência de Notícias
Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 06h42.
O enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Ucrânia, Keith Kellog, chegou a Kiev nesta quarta-feira, 19, segundo informou o jornal “Kyiv Independent”.
A visita de Kellogg acontece um dia depois de as delegações dos EUA e da Rússia se reunirem pela primeira vez na Arábia Saudita para discutir o fim da guerra.
Em sua chegada, Kellog disse que sua visita tinha como objetivo principal ouvir os ucranianos e transmitir suas preocupações à Casa Branca.
"Entendemos a necessidade de que haja garantias de segurança e a importância da soberania para esta nação. Parte da minha missão é ouvi-los e ver quais são suas preocupações", declarou o americano em um vídeo postado em meios de comunicação ucranianos.
O enviado de Trump para a Ucrânia se encontrou anteriormente com o presidente Volodymyr Zelensky e outras autoridades ucranianas durante a Conferência de Segurança de Munique para discutir a guerra e o memorando proposto pelos EUA sobre as terras raras ucranianas.
Kellog não participou das negociações na Arábia Saudita. Alguns especialistas atribuem sua ausência às inclinações pró-ucranianas do enviado especial e a supostas objeções russas, de acordo com a imprensa ucraniana.