Mundo

Enviado especial de Trump para a Ucrânia chega a Kiev hoje

Visita de Keith Kellog ao país ocorre depois de representantes dos EUA e Rússia se encontrarem na Arábia Saudita para discutir fim da guerra

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 19 de fevereiro de 2025 às 06h42.

O enviado especial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Ucrânia, Keith Kellog, chegou a Kiev nesta quarta-feira, 19, segundo informou o jornal “Kyiv Independent”.

A visita de Kellogg acontece um dia depois de as delegações dos EUA e da Rússia se reunirem pela primeira vez na Arábia Saudita para discutir o fim da guerra.

Em sua chegada, Kellog disse que sua visita tinha como objetivo principal ouvir os ucranianos e transmitir suas preocupações à Casa Branca.

"Entendemos a necessidade de que haja garantias de segurança e a importância da soberania para esta nação. Parte da minha missão é ouvi-los e ver quais são suas preocupações", declarou o americano em um vídeo postado em meios de comunicação ucranianos.

O enviado de Trump para a Ucrânia se encontrou anteriormente com o presidente Volodymyr Zelensky e outras autoridades ucranianas durante a Conferência de Segurança de Munique para discutir a guerra e o memorando proposto pelos EUA sobre as terras raras ucranianas.

Kellog não participou das negociações na Arábia Saudita. Alguns especialistas atribuem sua ausência às inclinações pró-ucranianas do enviado especial e a supostas objeções russas, de acordo com a imprensa ucraniana.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaEstados Unidos (EUA)Donald TrumpVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

"Nós os responsabilizaremos", diz Netanyahu sobre Hamas após entrega de corpos de reféns

Indústria de alimentos tem faturamento recorde, vê decisões de Trump com cautela

Comissário da ONU critica 'desfile de corpos' em Gaza; 'Imagens quase insuportáveis'

Deportados pelos EUA esperam repatriação em abrigo em selva no Panamá: 'tem jaulas com grades'