Mundo

Enviado de Trump a Israel diz esperar embaixada em Jerusalém

Durante a campanha presidencial, Trump prometeu transferir a representação de Tel Aviv, onde está localizada há 68 anos, para Jerusalém

Donald Trump: na corrida pela Presidência, o republicano deixou claro que irá apoiar Israel em uma série de áreas fundamentais (Carlo Allegri/Reuters)

Donald Trump: na corrida pela Presidência, o republicano deixou claro que irá apoiar Israel em uma série de áreas fundamentais (Carlo Allegri/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 10h49.

Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que irá nomear o advogado especializado em falências David Friedman como embaixador dos EUA em Israel, e Friedman disse que gostaria de assumir o posto em Jerusalém, insinuando uma mudança de Tel Aviv que sinalizaria um rompimento com uma política norte-americana de longa data e revoltaria o mundo muçulmano.

Durante a campanha presidencial, Trump prometeu transferir a representação de Tel Aviv, onde está localizada há 68 anos, para Jerusalém, praticamente apontando a cidade como capital israelense, apesar das objeções internacionais.

"(Friedman) é um amigo de longa data e um conselheiro de minha confiança. Seus relacionamentos fortes em Israel irão formar a fundação de sua missão diplomática e serão um tremendo recurso para nosso país no momento em que fortalecemos nossos laços com nossos aliados e nos empenhamos pela paz no Oriente Médio", disse Trump em um comunicado divulgado por sua equipe na quinta-feira.

Na corrida pela Presidência, o republicano deixou claro que irá apoiar Israel em uma série de áreas fundamentais, e disse que não irá pressionar o Estado judeu a realizar conversas com os palestinos.

Os EUA e outras potências não consideram Jerusalém como a capital de Israel. As embaixadas de outras nações estão instaladas em Tel Aviv, e as potências não reconhecem a anexação israelense da Jerusalém Oriental árabe após sua captura na Guerra de Seis Dias de 1967.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)GovernoIsrael

Mais de Mundo

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”

Quem são as celebridades presentes na posse de Trump?

UE lança processo contra China na OMC por 'práticas desleais' sobre patentes

Quem está representando o Brasil na posse de Trump?