Mundo

Entra na Alemanha trem com resíduos radioativos

Há anos, a viagem deste comboio radioativo gera protestos no país contra a energia atômica

Manifestantes discutem com policiais: o comboio iniciou sua trajetória sob forte esquema de segurança envolvendo 20 mil soldados, diante da previsão de protestos (Julian Stratenschulte/AFP)

Manifestantes discutem com policiais: o comboio iniciou sua trajetória sob forte esquema de segurança envolvendo 20 mil soldados, diante da previsão de protestos (Julian Stratenschulte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de novembro de 2011 às 08h10.

Berlim - O polêmico trem com resíduos radioativos procedente da França entrou nesta sexta-feira em território alemão pela localidade de Saarbrücken (oeste), a caminho do depósito temporário de Gorleben, no norte da Alemanha.

Com 2,5 mil toneladas de resíduos, o comboio iniciou sua trajetória pela Alemanha sob forte esquema de segurança envolvendo 20 mil soldados, diante da previsão de protestos, manifestações e cortes de vias por ativistas contrários a energia nuclear.

As forças de segurança alemãs confirmaram que o transporte, que partiu na quinta-feira da planta de processamento de resíduos de Valognes (norte da França), cruzou a fronteira às 7h05 (de Brasília) sem incidentes.

Na quinta-feira à tarde ocorreram já em território alemão os primeiros incidentes relacionados com a passagem do comboio, quando a Polícia lançou água contra 800 manifestantes na localidade de Metzingen (sul da Alemanha), segundo a imprensa local.

Há anos, a viagem deste comboio radioativo gera protestos na Alemanha, a partir de grupos contrários a energia atômica e sucessivos cortes das vias em seu trajeto até o depósito de Gorleben.

Após as grandes concentrações do ano passado, as maiores em décadas, os protestos de 2011 serão os primeiros após o aprovação do 'blecaute' nuclear emitido pela chanceler federal, Angela Merkel, sob o impacto da catástrofe da planta japonesa de Fukushima.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEnergiaEnergia nuclearEuropaInfraestruturaMeio ambientePaíses ricosPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento