Mundo

Entidades fazem protesto contra Operação Cracolândia

Manifestação será realizada no local tradicionalmente ocupado por usuários de droga na região central de São Paulo

Cracolândia: população realizará protesto contra o tratamento dado aos dependentes do crack (Cátia Toffoletto/Flickr)

Cracolândia: população realizará protesto contra o tratamento dado aos dependentes do crack (Cátia Toffoletto/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2012 às 07h39.

São Paulo - Grupos, entidades e coletivos marcaram para a tarde deste sábado uma manifestação contra a Operação Cracolândia. O "Churrascão da Gente Diferenciada versão Cracolândia" está agendado para as 16 horas e será realizado na Rua Helvétia, local tradicionalmente ocupado por usuários de droga na região central de São Paulo e um dos principais alvos da operação policial.

O intuito da manifestação, segundo o coletivo Dar ( Desentorpecendo a Razão), um dos responsáveis pela mobilização de hoje, é protestar contra o tratamento dado aos dependentes do crack, alvo da operação policial. "Higienismo, preconceito, segregação, violência, intolerância, tortura, abuso de autoridade e mesmo suspeitas de assassinato passaram a ser ainda mais constantes nos dias e principalmente nas madrugadas do bairro", diz o grupo em página sobre o evento divulgado pelo coletivo no Facebook, por meio do qual cerca de 4 mil pessoas confirmaram presença.

O nome do evento faz alusão a uma manifestação realizada no ano passado em Higienópolis, em protesto a moradores do bairro que se declararam contrários à construção de uma estação de metrô na região, uma das mais valorizadas da capital paulista. O coletivo diz que o "churrascão difereciado" é um tipo de evento que ficou marcado na cidade como forma de combater, de maneira bem humorada e crítica, o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas. "Na cracolândia todo mundo é gente como a gente", diz.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que soube da manifestação por redes sociais e não tem maiores informações.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCrackCracolândiaMetrópoles globaisPolítica no BrasilProtestossao-paulo

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia