Mundo

Entenda por que a Índia pode mudar o próprio nome

O rumor sobre a mudança aumentou após o convite enviado aos chefes de estado para a cúpula do G20

Índia: o presidente do país, Draupadi Murmu, aparece como "presidente de Bharat" (AFP/AFP)

Índia: o presidente do país, Draupadi Murmu, aparece como "presidente de Bharat" (AFP/AFP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 6 de setembro de 2023 às 09h23.

Última atualização em 6 de setembro de 2023 às 09h58.

A Índia pode trocar oficialmente de nome em breve. Nesta semana, o país recebe a cúpula do G20 e nos convites distribuídos para autoridades, o governo trocou a palavra "Índia" pelo nome do país em hindi: "Bharat". A decisão aumentou os rumores que o partido do primeiro-ministro, Narendra Modi, pretende mudar o nome apontado como símbolo da era colonial. 

No convite para o jantar entre os Chefes de Estado, o presidente da Índia, Draupadi Murmu, aparece como "presidente de Bharat", uma palavra com origem no sânscrito. "Outro golpe na mentalidade escravagista", escreveu o deputado Pushkar Singh Dhami, líder do BJP, que compartilhou o convite nas redes sociais.

Segundo o canal americano News18, fontes do governo indiano afirmaram que os deputados do partido Bharatiya Janata (BJP, na sigla em inglês) podem apresentar uma resolução para oficializar a mudança.

Por que a Índia pode mudar de nome?

O BJP, de Modi e dos nacionalistas, alega que o nome do país é um "símbolo da escravidão". Eles defendem que a palavra Índia foi uma escolha britânica. O Reino Unido governou a Índia por cerca de 200 anos, até a independência do país, em 1947. 

Nos últimos anos, o partido tem mudado nomes relacionados ao passado colonial. Em 2015, a Estrada Aurangzeb, de Nova Délhi, em homenagem a um rei da Mongólia, foi rebatizada de Estrada Dr. APJ Abdul Kalam. No ano passado, o governo indiano também renomeou uma avenida da capital usada para desfiles militares. O primeiro-ministro do país defende que as mudanças são um esforço para valorizar o passado da Índia.

A oposição é crítica das medidas. Partidos anunciaram em julho uma nova coalizão - a Indian National Developmental Inclusive Alliance (India) - para derrotar Modi nas eleições de 2024. "Embora não seja inconstitucional chamar a Índia de Bharat, espero que o governo não seja tão tolo a ponto de dispensar completamente a Índia, que tem um valor de marca incalculável construído ao longo de séculos", disse o deputado Shashi Tharoor.

O que significa Bharat? 

A Bharat é uma palavra em sânscrito, uma língua hindi, e significa Índia. Segundo a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, cerca de 25 mil pessoas falam esse idioma no país com mais de 1,4 bilhão de pessoas. 

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaG20

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos