Mundo

Enorme e monstruosa bola de gordura bloqueia bueiro em Londres

A bola, batizada de "fatberg", que pode ser traduzido como "iceberg de gordura", levará até três semanas para ser eliminada

Londres: imagens mostram os bueiros totalmente bloqueados por essa formação de 250 metros de comprimento (Philip Lee Harvey/AFP)

Londres: imagens mostram os bueiros totalmente bloqueados por essa formação de 250 metros de comprimento (Philip Lee Harvey/AFP)

A

AFP

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 18h32.

Uma enorme bola de gordura de 130 toneladas e aspecto monstruoso está bloqueando um bueiro de Londres que data da era vitoriana, anunciou nesta terça-feira (12) a companhia de águas britânica Thames Water.

A bola, batizada de "fatberg", que pode ser traduzido como "iceberg de gordura", levará até três semanas para ser eliminada e permitir que as águas residuais voltem a fluir sem obstáculos, segundo engenheiros da empresa.

A bola, uma combinação de gordura e papéis descartáveis, "é a maior que já vimos. É um monstro absoluto e será necessário muito trabalho humano e de máquinas para conseguir eliminá-la, já que é muito dura", explicou em comunicado Matt Rimmer, da companhia Thames Water.

Bola de gordura no esgoto de Londres

- (Thames Water/Reuters)

"Basicamente, (a bola) está rompendo as paredes. É muito frustrante, porque essas situações são totalmente evitáveis, causadas por vazamentos de gordura e azeite provenientes das pias de cozinha e por papéis jogados por aí", ressaltou.

As imagens mostram os bueiros totalmente bloqueados por essa formação de 250 metros de comprimento.

As equipes de Thames Water estão conseguindo reduzir o tamanho da bola em 20 a 30 toneladas por dia. Estão utilizando mangueiras de alta pressão para desintegrá-la e, depois, aspiram os seus destroços até um depósito.

Acompanhe tudo sobre:EsgotoLondresReino Unido

Mais de Mundo

Scholz está aberto a negociar eleições na Alemanha antes de março de 2025

Mais de 60 são presos após confronto entre torcedores de Israel e manifestantes na Holanda

Milei tira monopólio em aeroportos e alerta Aerolíneas: “ou privatiza ou fecha”

Sinos da Notre Dame tocam pela primeira vez desde o incêndio de 2019