Fábrica de aviões na França: país tem puxado a recuperação da indústria da zona do euro (Pascal Parrot/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 06h57.
Londres - O aumento das encomendas e a melhora rápida do mercado de trabalho ajudaram a acelerar a expansão do setor manufatureiro da zona do euro pelo quarto mês consecutivo em dezembro, mostrou uma pesquisa empresarial nesta segunda-feira.
O índice Markit do setor manufatureiro subiu para 57,1 em dezembro, número revisado para cima a partir da estimativa preliminar de 56,8. Em novembro, o índice ficou em 55,3.
Representando o 15o mês acima da marca de 50 que separa crescimento de contração da indústria, a leitura de dezembro aproxima-se da máxima em 46 meses atingida em abril, refletindo novamente a força de Alemanha e França na recuperação da indústria da zona do euro.
França
A atividade do setor manufatureiro da França desacelerou levemente em dezembro comparado à máxima em 10 anos atingida em novembro, mas sua recuperação continuou firme apesar do mau tempo, graças à demanda externa forte.
O índice Markit/CDAF do setor manufatureiro francês caiu para 57,2 em dezembro, ante o recorde de 57,9 atingido em novembro, ultrapassando a estimativa inicial de 56,3.
A medida de produção caiu para 59,3 após chegar à máxima em oito meses de 59,5 em novembro, também superando a leitura inicial de 58,1.
O índice de novas encomendas recuou de 61,3 para 59,1 em dezembro, a mínima em três meses, mas a demanda externa cresceu no maior ritmo desde agosto de 2000, graças a fortes encomendas da Ásia e do Leste Europeu.