EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.
São Paulo - As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos caíram 1% em junho, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 190,5 bilhões, segundo informou hoje o Departamento de Comércio do país. O declínio ficou abaixo da previsão dos economistas, que esperavam alta de 1,1%. O dado de maio foi revisado para queda de 0,8%, ante recuo de 0,6% informado anteriormente.
De janeiro a junho, as encomendas de bens duráveis subiram 16,5% em termos não ajustados, em comparação com o mesmo período do ano passado. As encomendas de bens de capital não ligados à defesa, excluindo aeronaves - um indicador do gasto de capital das empresas -, aumentaram 0,6% em junho, depois de subirem 4,6% em maio.
Os embarques de bens duráveis dos produtores manufatureiros recuaram 0,3% em junho, enquanto os estoques aumentaram 0,9%. As encomendas de produtos ligados a transporte recuaram 2,4%, afetadas pela queda das encomendas por aviões civis. A demanda por automóveis subiu. Fora do setor de transportes, as encomendas de todos os bens duráveis caíram 0,6% em junho.
As encomendas de bens de capital recuaram 2,3% em junho, as de bens de capital não ligados à defesa recuaram 1,6% e as de bens de capital ligados à defesa declinaram 6,8%. Excluindo defesa, todos os outros bens duráveis tiveram uma queda de 0,7% em junho. As encomendas, excluindo bens ligados à defesa, caíram 0 7% em maio, enquanto que as encomendas excluindo transportes subiram 1,2%. As informações são da Dow Jones.
Leia mais notícias sobre os Estados Unidos