Mundo

Empresas japonesas criam estação ferroviária em uma semana com impressão 3D

A estrutura branca e compacta foi instalada no mês passado na estação de Hatsushima, na região de Wakayama, na zona rural do oeste do país

Ilustração da primeira estação ferroviária do mundo criada com impressão 3D, que será construída no Japão (West Japan Railway Company/Divulgação)

Ilustração da primeira estação ferroviária do mundo criada com impressão 3D, que será construída no Japão (West Japan Railway Company/Divulgação)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 11 de abril de 2025 às 15h37.

Última atualização em 11 de abril de 2025 às 15h37.

Tudo sobreJapão
Saiba mais

Empresas japonesas construíram em uma semana o que apresentam como a primeira estação ferroviária do mundo criada com impressão 3D.

A estrutura branca e compacta foi instalada no mês passado na estação de Hatsushima, na região de Wakayama, uma área rural do oeste do país.

A empresa Serendix, que colaborou com a companhia ferroviária JR West, afirma que foram necessários apenas sete dias para fabricar as peças da estação e somente duas horas para a instalação.

Com os métodos tradicionais de construção, "levaria um mês ou dois para construir o teto e as paredes", afirmou Naohiro Ohashi, da JR West.

As peças foram reforçadas com aço e um preenchimento de concreto armado e, depois, montadas no mesmo local da estação, afirmou a empresa em um comunicado.

A Serendix explicou que usou um "argamassa especial" para construir a estrutura de 2,6 metros de altura e 6,3 metros de largura com a ajuda de uma impressora 3D de qualidade industrial.

Agora, o interior precisa ser finalizado e as catracas instaladas antes da inauguração oficial da modesta, mas inovadora, estação.

Acompanhe tudo sobre:JapãoTecnologiaInovação

Mais de Mundo

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump

Equador declara estado de exceção em Quito e sete províncias por violência do tráfico