Mundo

Empresa cria ladrilhos que captam energia da caminhada dos pedestres

Eletricidade pode ser útil para alimentar sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora (Divulgação)

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 16h49.

São Paulo - Hoje é possível produzir energia limpa de diferentes formas. Uma maneira ainda pouco conhecida de fazê-lo foi desenvolvida pela Pavegen Systems: a empresa criou ladrilhos capazes de captar a energia produzida nas ruas com os passos dos pedestres.

O ladrilho também é capaz de armazenar a energia produzida em uma bateria de lítio. Esta eletricidade pode ser útil para alimentar sinais de trânsito, postes das ruas, autofalantes e outdoors. Em geral, ela pode ser utilizada em todos os equipamentos que consumam pouca energia.

Quando uma pessoa pisa sobre o ladrilho uma luz se acende e cada pedestre é capaz de gerar 2.1 watts de energia por hora. De acordo com o fundador da empresa, Laurence Kemball-Cook, somente 5% da energia armazenada é usado na luz central da pavimentação ecológica.

A produção dos ladrilhos é feita com materiais quase 100% reciclados, além de ser a prova de água e resistente às diversas condições climáticas. Todo o mecanismo foi testado em uma escola e o resultado foi positivo, tanto no quesito durabilidade quando na geração de energia. Os experimentos serviram para alimentar atividades de recreação onde é necessário o uso de energia.

O produto já foi utilizado como uma pista dedança no Bestival, na Ilha de Wright e estão sendo testadas em East London. Em setembro deste ano, a empresa firmou acordo com a organização dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados em 2012. Os ladrilhos serão usados no cruzamento entre o Estádio Olímpico e o Westfield Stratford City Center Shopping.

Acompanhe tudo sobre:Tecnologias limpasInovaçãoProdutos verdes

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa