Mundo

Empate nos EUA; iPhone 7: apostas…

Filipino se desculpa O presidente das Filipinas, Rodrigo Duerte, desculpou-se depois de chamar o presidente americano, Barack Obama, de “filho da puta” na segunda-feira — o filipino se irritou com as advertências feitas pelo colega por supostos crimes cometidos pela política antidrogas de seu governo. Em comunicado, Duerte lamentou os insultos e atribuiu seu comportamento […]

HILLARY EM CAMPANHA NA FLÓRIDA: pesquisa da CNN revela que Donald Trump empatou a corrida à Casa Branca  / Brian Snyder/ Reuters

HILLARY EM CAMPANHA NA FLÓRIDA: pesquisa da CNN revela que Donald Trump empatou a corrida à Casa Branca / Brian Snyder/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2016 às 19h03.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 15h28.

Filipino se desculpa

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duerte, desculpou-se depois de chamar o presidente americano, Barack Obama, de “filho da puta” na segunda-feira — o filipino se irritou com as advertências feitas pelo colega por supostos crimes cometidos pela política antidrogas de seu governo. Em comunicado, Duerte lamentou os insultos e atribuiu seu comportamento inapropriado ao contexto de estresse da entrevista coletiva. “Lamentamos que tenha sido interpretado como um ataque pessoal”, diz a nota. Obama e Duerte deveriam se encontrar nesta terça-feira em Laos, mas o presidente americano cancelou o encontro.

Serviços desaceleram 

O setor de serviços registrou uma queda maior do que o esperado nos Estados Unidos em agosto, segundo dados do Instituto para Gestão da Oferta. O índice caiu 4,1 pontos no mês, fechando em 51,4%. Embora esteja acima do limite de 50%, que indica crescimento, os analistas esperavam uma queda bem menor, de apenas 0,8 ponto. A desaceleração nos serviços pode ser mais um sinal para que o Fed, banco central americano, atrase um possível aumento na taxa de juro do país — hoje entre 0,25% e 0,5%.

Empate nos EUA? 

Uma pesquisa da CNN divulgada nesta terça-feira mostra o presidenciável republicano, Donald Trump, vencendo a democrata Hillary Clinton nas intenções de voto, com 45% e 43%, respectivamente — enquanto o candidato do Partido Libertário, Gary Johnson, tem 7% dos votos. Embora os 2 pontos percentuais estejam dentro da margem de erro e configurem empate técnico, o cenário surpreende, uma vez que a mesma pesquisa mostrava Hillary 8 pontos à frente de Trump no início de agosto. A imagem de Hillary vem sendo arranhada nos últimos dias após novos desdobramentos sobre o uso feito por ela de seu servidor de e-mail pessoal para tratar de assuntos governamentais quando era secretária de Estado, além das acusações de conflito de interesses na relação entre o governo e a Fundação Clinton.

Hillary não vai ao México

Em entrevista à rede de televisão ABC, Clinton disse nesta terça-feira que, ao contrário do oponente Donald Trump, não aceitará o convite do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, para visitar o México. Em agosto, Peña Nieto convidou ambos para um encontro no país vizinho, mas a visita de Trump causou polêmica depois de o republicano reiterar que construiria, com dinheiro mexicano, um muro para evitar a entrada de imigrantes na fronteira sul dos Estados Unidos. Para Clinton, o comportamento de Trump causou um “incidente diplomático”. A chanceler do México, Claudia Ruiz Massieu, disse em sua conta no Twitter que os mexicanos entendem e respeitam a decisão da democrata de adiar por enquanto o encontro.

Aumento permitido na Argentina

A Suprema Corte da Argentina anulou por unanimidade uma medida cautelar que proibia um aumento de 500% nas tarifas de energia elétrica na província de Buenos Aires. A decisão é uma vitória para o governo do presidente Mauricio Macri, que determinou no início do ano reajustes em serviços básicos, como luz, gás, água e transporte. Em agosto, a Justiça havia proibido a alta na tarifa do gás — o que causou um aumento de 30 bilhões de pesos (6,45 bilhões de reais) nos gastos públicos. Segundo o governo, subsídios concedidos na gestão dos ex-presidentes Néstor e Cristina Kirchner, de 2003 a 2015, aumentaram os gastos e causaram parte do déficit de 6,1% do PIB em 2015.

GE e Intel vão às compras

A fabricante de artigos tecnológicos General Eletric anunciou uma oferta de 1,4 bilhão pela compra de duas empresas para produção industrial: a sueca Arcam, fabricante de impressoras 3D, e a alemã SLM, que produz máquinas a laser para manufatura de metais. Com as aquisições, a GE espera fortalecer sua presença no mercado industrial e digital. Também nesta terça-feira a fabricante de processadores Intel confirmou a compra da startup Movidius, especializada em inteligência artificial e realidade aumentada — os valores da transação não foram divulgados. Fundada há oito anos, a Movidius já participou de projetos 3D do Google e obteve 86,5 bilhões em investimentos.

Novo iPhone

A empresa de tecnologia Apple lançará nesta quarta-feira seu novo iPhone 7. O lançamento acontece logo depois de a coreana Samsung ser obrigada a fazer recall de milhões de unidades do Samsung Galaxy Note 7, concorrente direto do iPhone – um lote de baterias defeituosas fez com que o produto explodisse enquanto alguns usuários o carregavam. O novo iPhone deve continuar com telas de dois tamanhos, vir com fones sem fio e memória de 32 ou 64 gigabytes – a versão de 16 GB foi abolida. A Apple também anunciará o novo modelo de seu relógio inteligente, o Apple Watch, além de atualizações em outros produtos e em seu sistema operacional.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições