Mundo

Emocionado, Obama encerra campanha em Iowa e relembra 2008

Depois de dois dias de viagem quase ininterruptos pelos Estados decisivos de Ohio, Flórida, Colorado, New Hampshire e Wisconsin, Obama terminou a campanha em Des Moines


	 

	Obama em Des Moines: voz fraquejou e enxugou lágrimas dos olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha
 (Jason Reed/Reuters)

  Obama em Des Moines: voz fraquejou e enxugou lágrimas dos olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha (Jason Reed/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 07h47.

Des Moines - O presidente dos EUA, Barack Obama, encerrou com emoção seu último evento de campanha na segunda-feira em Iowa, lugar onde lançou a primeira candidatura para a Casa Branca e que pode ser a chave para seu futuro político.

Depois de dois dias de viagem quase ininterruptos pelos Estados decisivos de Ohio, Flórida, Colorado, New Hampshire e Wisconsin, Obama terminou a campanha em Des Moines com um discurso que relembrou a vitoriosa campanha de 2008.

"Eu voltei para Iowa para pedir seu voto mais uma vez. Voltei para pedir a vocês para nos ajudar a terminar o que começamos, porque este é o lugar onde nosso movimento por mudança começou", disse a uma multidão de cerca de 20.000 pessoas.

A voz de Obama fraquejou e ele enxugou lágrimas de seus olhos ao refletir sobre aqueles que o ajudaram em sua campanha.

O comício durante a noite foi o último esforço para a reeleição de Obama em 2012. Ao contrário de seu rival republicano Mitt Romney, que tem paradas planejadas na Pensilvânia e Ohio no dia da eleição, Obama está programado para passar toda a terça-feira em sua cidade natal, Chicago.

Em 2008, Iowa impulsionou Obama para a nomeação presidencial democrata quando o apoiou durante as primárias do Partido Democrata. Obama venceu a então rival Hillary Clinton para a nomeação de seu partido e depois superou o senador republicano John McCain para chegar à Casa Branca.

Este ano Iowa é outro Estado indefinido, com seis votos no Colégio Eleitoral que poderiam dar-lhe a vantagem na corrida contra Romney, ex-governador de Massachusetts.

Obama contou a história da mulher que criou o canto "Fired up, and ready to go". Essa frase veio a simbolizar a campanha de 2008.

"Isso mostra o que uma voz pode fazer. Uma voz pode mudar uma sala. E se pode mudar uma sala, pode mudar uma cidade. E se pode mudar uma cidade, pode mudar um Estado. E se pode mudar um Estado, pode mudar uma nação. E se pode mudar uma, pode mudar o mundo", disse.

"Iowa, em 2008, sua voz mudou o mundo." A primeira-dama Michelle Obama, que já cruzou os Estados Unidos comandando eventos políticos para o marido, juntou-se ao presidente para o comício.

"Verdadeiramente, este é o lugar onde tudo começou -- bem aqui", disse ela em meio a aplausos da multidão.

Obama viajou para Iowa 12 vezes este ano, segundo a sua campanha.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação