LuÍs Amado, ministro de Exteriores de Portugal: reunião com o governo de Kadafi (Helene C. StikkelWikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 9 de março de 2011 às 14h52.
Bruxelas - Um emissário de Kadafi viajou nesta quarta-feira a Portugal para se encontrar com o chefe da diplomacia portuguesa, Luis Amado, às vésperas de uma reunião em Bruxelas de ministros europeus de Relações Exteriores dedicada à Líbia, informou à AFP um diplomata europeu.
"Um avião está seguindo para Portugal com um membro" do regime de Kadafi, informou nesta quarta-feira este diplomata. "Está previsto que ele se encontre com o ministro português das Relações Exteriores", precisou, sem dar mais detalhes.
A chefe da diplomacia europeia Catherine Ashton reuniu-se, por sua vez, em Estrasburgo, durante uma sessão do Parlamento Europeu, com representantes do "Conselho Nacional" criado pelos insurgentes em Benghazi, no leste da Líbia.
Segundo um porta-voz, "ela não tem a intenção de se encontrar com membros do regime de Kadafi".
Mais cedo, um avião com um alto dirigente líbio, Abdelrahman al-Zawi, membro do círculo íntimo do líder Muamar Kadafi, aterrissou no Cairo nesta quarta-feira, informaram fontes do aeroporto.
O general Zawi é responsável por questões de logística e abastecimento. Ninguém sabe, por ora, objetivo dessa visita ao Egito.
Segundo uma fonte da Força Aérea grega, o piloto do Falcon 900 da Libyan Airlines chegou a negar que houvesse autoridades entre os passageiros.
"O piloto registrou um plano de voo de Trípoli para o Cairo", indicou a fonte. "A aeronave passou pelo sudoeste da ilha de Creta há cerca de uma hora. Deve estar aterrissando no Cairo agora".
De acordo com o gabinete do primeiro-ministro grego George Papandreou, Muamar Kadafi telefonou para ele na terça-feira.