Mundo

Emissário da ONU visitará Síria; Irã pede cessar-fogo

Lakhdar Brahimi tenta obter um acordo de cessar-fogo durante a festa muçulmana de Eid al-Adha


	Lakhdar Brahimi: o diplomata argelino está em uma viagem por vários países da região e deve chegar a Damasco no sábado
 (Dalati & Nohra/AFP)

Lakhdar Brahimi: o diplomata argelino está em uma viagem por vários países da região e deve chegar a Damasco no sábado (Dalati & Nohra/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 10h11.

Damasco - O emissário da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, que tenta obter um acordo de cessar-fogo durante a festa muçulmana de Eid al-Adha, viajará no sábado a Damasco.

"Brahimi se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Walid Muallem, na manhã de sábado", disse o porta-voz da chancelaria, Jihad Maqdisi.

O diplomata argelino está em uma viagem por vários países da região e deve chegar a Damasco no momento em que o regime sírio parece favorável a sua "política de pequenos passos", de acordo com a imprensa local.

Brahimi concentra os esforços em "convencer as partes a aceitar um objetivo limitado e temporário como primeiro passo da solução, um teste das intenções de cada parte, para depois consolidá-lo e aguardar", afirma um editorial do jornal Al Baas.

O presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, pediu um cessar-fogo na Síria e um diálogo interno para resolver a crise, mas rejeitou a proposta turca de substituir o presidente Bashar al-Assad, informa a imprensa do Kuwait.

"A continuidade dos combates e a morte de cidadãos sírios inocentes e desarmados é inaceitável, Um cessar-fogo deve ser alcançado e depois um diálogo deve ser iniciado", disse Ahmadinejad, de acordo com o jornal Al Anbaa.

"A solução deve ser síria e proceder do povo sírio", afirmou Ahmadinejad durante a visita ao Kuwait esta semana.

Mas o presidente iraniano rejeitou a proposta turca de substituir a Assad pelo vice-presidente Faruq al-Shara, que significaria "impor uma solução estrangeira aos sírios".

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísONUSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado