Mundo

Emergentes são desafio para exportadores, diz UE

Bruxelas - Os exportadores da zona do euro saíram-se relativamente bem antes e durante a crise financeira global, mas enfrentam novos desafios nas economias em desenvolvimento, segundo afirmou hoje a Comissão Europeia. Em relatório, a Comissão afirmou que um "reequilíbrio" da demanda global em direção às economias em desenvolvimento da China, da Índia, do Brasil […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Bruxelas - Os exportadores da zona do euro saíram-se relativamente bem antes e durante a crise financeira global, mas enfrentam novos desafios nas economias em desenvolvimento, segundo afirmou hoje a Comissão Europeia. Em relatório, a Comissão afirmou que um "reequilíbrio" da demanda global em direção às economias em desenvolvimento da China, da Índia, do Brasil e da Rússia puxará a demanda por produtos em que a zona do euro têm forte posição de competitividade, como máquinas. Mas também vai impulsionar a demanda por bens de consumo de baixo preço, uma área de fragilidade para os produtores europeus.

Os produtores da zona do euro também terão de enfrentar maior competição, à medida que companhias de países em desenvolvimento buscam entrar no mercado para bens de valor mais alto, um segmento de força para a indústria da União Europeia (UE). "Apesar de os exportadores da zona do euro terem lidado relativamente bem até agora com o crescente mercado de alguns países emergentes, pressões competitivas podem aumentar substancialmente em alguns setores do mercado onde a zona do euro tradicionalmente mostrava vantagem competitiva". As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorEuropaExportaçõesPaíses emergentesUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca