Mundo

Emblemático pastor americano convida gays a "saírem do armário"

"Isso vai nos levar adiante, assim que o fizerem", declarou Perry, organizador da 1º marcha do orgulho gay nos EUA, em 1970

Pastor Troy Perry acompanhado de Mariela Castro, filha do presidente cubano Raúl Castro, e diretora do Cenesex. Eles participam da décima jornada contra a homofobia e transfobia em Cuba. (REUTERS/Stringer/Reuters)

Pastor Troy Perry acompanhado de Mariela Castro, filha do presidente cubano Raúl Castro, e diretora do Cenesex. Eles participam da décima jornada contra a homofobia e transfobia em Cuba. (REUTERS/Stringer/Reuters)

A

AFP

Publicado em 13 de maio de 2017 às 20h27.

O pastor Troy Perry, figura emblemática da comunidade LGBT dos Estados Unidos, convidou neste sábado (13) aos gays de Cuba a "saírem do armário", enquanto participava em Havana de uma reunião contra a homofobia e a transfobia.

"Quero dizer-lhes: saiam do armário, isso vai nos levar adiante, assim que o fizerem", declarou Perry, organizador da primeira marcha do orgulho gay nos Estados Unidos, em 1970, e de igrejas para essa comunidade.

Em Cuba os homossexuais foram descriminados após a revolução de Fidel Castro em 1959, que chegou ao extremo de mandá-los a campos de trabalho.

Os homossexuais foram também utilizados em trabalhos mediante uma política batizada de "parametração" (insuficiência de parâmetros estabelecidos).

Essa política foi flexibilizada a partir da década de 80, principalmente devido o trabalho persistente do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex contra o preconceito existente nas esferas de poder.

Acompanhado de Mariela Castro, filha do presidente cubano Raúl Castro, e diretora do Cenesex, Perry participou da décima jornada contra a homofobia e transfobia em Cuba.

Com bandeiras cubanas e multicoloridas, cerca de 4.000 pessoas participaram da tradicional "conga", baile típico de origem africana.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)LGBTReligião

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia