Mundo

Embaixadores dizem que cristianismo está nos genes da UE

Os diplomatas da França e da Alemanha ante a Santa Sé destacaram a contribuição cristã ao ideal europeu


	Reinhard Schweppe, embaixador alemão para o Vaticano, se encontra com o Papa Bento XVI: "não se pode esquecer que Pio XII abriu o caminho para a ideia europeia", afirmou 
 (AFP)

Reinhard Schweppe, embaixador alemão para o Vaticano, se encontra com o Papa Bento XVI: "não se pode esquecer que Pio XII abriu o caminho para a ideia europeia", afirmou  (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 10h12.

Cidade do Vaticano - Os embaixadores da França e da Alemanha ante a Santa Sé destacaram a contribuição cristã ao ideal europeu em uma entrevista publicada pelo Osservatore Romano, o jornal do Vaticano.

"Os pais fundadores eram todos bons católicos e o cristianismo está nos genes da União Europeia", afirmou Reinhard Schweppe, na entrevista conjunta com seu colega francês, por ocasião do 50º aniversário do Tratado do Eliseu de amizade franco-alemão assinado por Charles de Gaulle e Konrad Adenauer.

"Não se pode esquecer que Pio XII (Papa de 1939 a 1958) abriu o caminho para a ideia europeia", afirmou o embaixador alemão.

Por sua parte, o embaixador francês Bruno Joubert destacou o compromisso cristão dos pais fundadores da União Europeia, Robert Schumman e Jean Monnet, ambos animados pela "força de sua fé católica".

O Vaticano e os Papas de Pio XII em diante sempre apoiaram o ideal europeu, sem deixar de criticar a certa laicidade do grupo que tendem a esquecer o que chama de as "raízes cristãs" da Europa.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEuropaIgreja CatólicaReligiãoUnião Europeia

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA