Mundo

Embaixador dos EUA promete redobrar esforços no Afeganistão

A Otan retirou seus conselheiros dos ministérios do governo afegão após o ataque de retaliação à queima de exemplares do Alcorão em uma base americana no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2012 às 16h01.

O embaixador americano no Afeganistão prometeu neste domingo "redobrar" os esforços americanos no país, apesar do ataque talibã contra o ministério do Interior em Cabul que matou dois oficiais dos EUA no sábado.

A Otan retirou seus conselheiros dos ministérios do governo afegão após o ataque da véspera, que teria a cumplicidade de um oficial da inteligência afegã e foi uma retaliação à queima de exemplares do Alcorão em uma base americana no país.

"A tensão está crescendo aqui, mas acredito que precisamos manter a calma e retornar a um ambiente normal, para poder voltar ao trabalho", afirmou o embaixador americano Ryan Crocker, no sexto dia de violentos protestos contra os Estados Unidos.

"Agora não é o momento de decidir se vamos terminar aqui. É preciso redobrar nossos esforços, criar uma situação para impedir a volta da Al-Qaeda", declarou Crocker à rede de televisão CNN.

Os dois oficiais americanos mortos a tiros no sábado trabalhavam como conselheiros da Otan e estavam dentro do ministério do Interior quando "um indivíduo" descarregou sua arma contra a dupla, segundo a Aliança.

Ao menos 30 pessoas morreram nas manifestações contra os americanos no Afeganistão após a queima dos exemplares do Alcorão.

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Brics debate 'passaporte' para profissionais de tecnologia circularem entre países do bloco

Após conversa com Trump, Putin lança 'maior ataque aéreo' contra a Ucrânia desde o início da guerra

ONU retira inspetores nucleares do Irã após nova lei local tornar seu trabalho ilegal

Apagão generalizado paralisa transporte e deixa República Tcheca sem energia