Mundo

Em visita à Espanha, May será recebida por Rajoy na quinta

O "Brexit" e suas consequências serão os principais assuntos do encontro


	Theresa May: May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho
 (Damir Sagolj/Reuters)

Theresa May: May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho (Damir Sagolj/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2016 às 18h49.

Madri - O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, receberá no próximo dia 13, no Palácio da Moncloa, a primeira-ministra britânica, Theresa May, que faz sua primeira visita à Espanha desde que substituiu David Cameron à frente do Executivo de seu país.

May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho, informaram à Agência Efe fontes do governo.

O "Brexit" e suas consequências serão os principais assuntos do encontro, que será realizado depois de primeira-ministra anunciar nesta semana que o Reino Unido invocará o artigo 50 do Tratado da União Europeia durante o primeiro semestre de 2017.

Sobre isso, Rajoy e May já mantiveram uma conversa por telefone em julho quando acertaram que nenhum cidadão espanhol ou britânico sairá prejudicado pelo "Brexit".

Porém, nem nessa conversa nem na que mantiveram frente a frente na China durante a reunião de líderes do G20 eles falaram de Gibraltar, questão que poderia estar presente na reunião da próxima quinta-feira.

O assunto motivou nesta semana um cruzamento de declarações entre o ministro das Relações Exteriores, José Manuel García Margallo, e o ministro principal de Gibraltar, Fabián Picardo.

Depois que Picardo dizer na Organização das Nações Unidas (ONU) que a Espanha nunca terá a posse de Gibraltar, Margallo afirmou ontem que colocará a bandeira espanhola nesse território muito antes do que imaginam.

A situação política espanhola à espera de uma possível posse este mês também fará parte da pauta da reunião entre Rajoy e May.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPaíses ricosPiigsReino Unido

Mais de Mundo

Conheça as maiores ilhas do mundo

Papa ficará internado por pelo menos mais uma semana, diz equipe médica

Israel libertará 602 prisioneiros palestinos em troca de reféns amanhã

Putin defende aumento da exploração de minerais raros na Rússia