Mundo

Em visita à Espanha, May será recebida por Rajoy na quinta

O "Brexit" e suas consequências serão os principais assuntos do encontro


	Theresa May: May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho
 (Damir Sagolj/Reuters)

Theresa May: May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho (Damir Sagolj/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2016 às 18h49.

Madri - O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, receberá no próximo dia 13, no Palácio da Moncloa, a primeira-ministra britânica, Theresa May, que faz sua primeira visita à Espanha desde que substituiu David Cameron à frente do Executivo de seu país.

May terá uma reunião com Rajoy e depois os dois participarão de um almoço de trabalho, informaram à Agência Efe fontes do governo.

O "Brexit" e suas consequências serão os principais assuntos do encontro, que será realizado depois de primeira-ministra anunciar nesta semana que o Reino Unido invocará o artigo 50 do Tratado da União Europeia durante o primeiro semestre de 2017.

Sobre isso, Rajoy e May já mantiveram uma conversa por telefone em julho quando acertaram que nenhum cidadão espanhol ou britânico sairá prejudicado pelo "Brexit".

Porém, nem nessa conversa nem na que mantiveram frente a frente na China durante a reunião de líderes do G20 eles falaram de Gibraltar, questão que poderia estar presente na reunião da próxima quinta-feira.

O assunto motivou nesta semana um cruzamento de declarações entre o ministro das Relações Exteriores, José Manuel García Margallo, e o ministro principal de Gibraltar, Fabián Picardo.

Depois que Picardo dizer na Organização das Nações Unidas (ONU) que a Espanha nunca terá a posse de Gibraltar, Margallo afirmou ontem que colocará a bandeira espanhola nesse território muito antes do que imaginam.

A situação política espanhola à espera de uma possível posse este mês também fará parte da pauta da reunião entre Rajoy e May.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPaíses ricosPiigsReino Unido

Mais de Mundo

Líder do Hezbollah afirma que Israel ultrapassou todos os limites e linhas vermelhas

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela