Mundo

Em vídeo, homem mostra como é fácil sequestrar uma criança

Um americano decidiu realizar um “experimento social” para mostrar aos pais como é fácil distrair uma criança e levá-la embora sem que ninguém perceba

Joey Salads conversa com menina em parque: em experimento social, comediante quis mostrar aos pais como é fácil sequestrar uma criança (Reprodução/YouTube)

Joey Salads conversa com menina em parque: em experimento social, comediante quis mostrar aos pais como é fácil sequestrar uma criança (Reprodução/YouTube)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 7 de maio de 2015 às 12h10.

São Paulo – Todos os anos, oito milhões de crianças são raptadas em algum lugar do mundo. Esta estimativa é do International Centre for Missing and Exploited Children (ICMEC). Seus destinos? Muitas são reencontradas e levadas de volta para suas famílias. Outras, contudo, são sequestradas para fins sexuais ou vendidas por traficantes por diferentes razões.

Conhecido por seus vídeos de comédia no YouTube, o americano Joey Salads decidiu realizar um experimento social para mostrar aos pais como é fácil distrair uma criança e levá-la embora sem que ninguém perceba. Basta ter em mãos algo atrativo, como um doce filhotinho de cachorro, e ser simpático o suficiente para ganhar a atenção dos pequenos.

O vídeo começa com Salads se aproximando de uma mãe em um parque. Ele se apresenta e pergunta quantas vezes ela diz para sua filha que não converse com estranhos. Todos os dias, responde a mãe com um tom de certeza.

Então se eu for até a sua filha, você acha que ela conversará comigo ou irá embora?, pergunta novamente. Tenho certeza de que ela não falará com você, mas pode tentar, se quiser, responde a mãe dando risada. Ela então aponta qual é a criança e Salads vai até o local acompanhado de um filhote de cachorro.

Para a surpresa e desespero da mãe, a criança é rapidamente envolvida pela conversa de Salads, que pergunta se ela gosta de cachorro e se quer brincar com o animalzinho. O papo segue animado e então o estranho pergunta se ela deseja ir embora para outro lugar conhecer novos filhotinhos.

Demonstrando não ter dúvidas, a criança não apenas topa o convite, mas ainda segura na mão de Salads e caminha com ele para fora do parque. Sentada num banco próximo apenas observando a cena, a mãe da menina se mostra chocada.

Salads aplica a mesma tática em outras duas crianças e é bem sucedido em todas elas, embora as mães tenham sido claras de que sim, conversam com os filhos sobre o assunto e sempre os lembram de jamais dar atenção para estranhos. No final do vídeo, ele deixa uma pergunta: Será que seus filhos estão seguros?

Repercussão

Nas redes sociais, o experimento é um sucesso. O vídeo foi publicado no último sábado no YouTube, recebeu mais de 5,7 milhões de visualizações. No Facebook, conta com mais de dois milhões de compartilhamentos e quase 336 mil curtidas.

Apesar de contar um claro apoio do público na internet, o vídeo de Salads recebeu críticas. A americana Lenore Skenazy, autora do livroFree Range Kids: How to Raise Safe, Self-Reliant Children (Without Going Nuts with Worry) (Crianças em Liberdade: Como Criar Filhos Seguros e Autossuficientes (Sem Ficar Maluca de Preocupação), questionou se as crianças não teriam confiado nele depois de vê-lo conversando com suas mães.

Skenazy lembrou também em post publicado no seu blog oficial que as crianças retratadas no vídeo talvez tenham se sentido seguras em conversar com o estranho, pois sabiam que sua mãe estava próxima.

Obrigada, Senhor Salads, ironizou ela, você conseguiu esvaziar os parquinhos, fazer com que as crianças fiquem agora trancadas em casa e congelou o coração dos pais com uma grande mentira e um cachorro fofo.

Veja abaixo o vídeo de Salads, que está em inglês e conta com legendas.

https://youtube.com/watch?v=gGIDHrYKJ2s%3Frel%3D0%26showinfo%3D0

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoCriançasDia das MãesEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFamíliaGoogleInternetRedes sociaisSequestrosYouTube

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"