Gerreiros Jedi enfrentam o Darth Vader da Volkswagen. (Reprodução)
Vanessa Barbosa
Publicado em 29 de junho de 2011 às 10h45.
São Paulo – No começo do ano, a fabricante de carros alemã Volkswagen lançou uma propaganda para exibir o Novo Passat, que trazia a versão mirim de um personagem de cinema muito conhecido, o Darth Vader do Stars Wars. O comercial foi ao ar no intervalo do Super Bowl, a maior competição de futebol americano, e levou mais de 40 milhões de pessoas ao Youtube.
Em contrapartida, o Greenpeace lançou no início da semana uma campanha parodiando a versão da montadora para mostrar o lado negro da fabricante de automóveis. Segundo a ONG, a multinacional de veículos estaria usando sua força política para exercer pesado lobby contra leis ambientais na Europa. Além disto, diz a organização, se comprada a outras gigantes do setor, a Volkswagen deixa a desejar em relação às medidas de diminuição de uso de combustível fóssil em seus carros.
Em seu filme, lançado simultaneamente na Espanha, China, Grã-Bretanha, Alemanha e França, o Greenpeace coloca uma legião de jovens fãs do clássico Star Wars frente a frente com o Darth Vader da Volkswagen, enquanto a Estrela da Morte com o logo da marca alemã ameaça a Terra. Os guerreiros Jedi mirins travam uma disputa com o pequeno Darth Vader, convencendo-o a ir para o lado bom da Força.
A campanha, segundo a ONG, destaca "a longa história de oposição" da organização às empresas do setor automotivo, exigindo melhorias na eficiência energética e nas emissões de CO2 pelos veículos. Em dois dias de exibição do vídeo, que tem dois episódios, o grupo já consegiu mais de 70 mil assinaturas para a patição de protesto, sob o mote Junte-se à rebelião. Confira os dois episódios: