Mundo

Em vez de apocalipse, Coreia do Norte prepara maratona

País disse que está preparando uma maratona com grande contingente de corredores estrangeiros para comemorar o aniversário de seu fundador

Pessoas fazem juramento diante das estátuas dos antigos líderes da Coréia do Norte, Kim Il-sung e Kim Jong-il, em Pyongyang (KCNA/Reuters)

Pessoas fazem juramento diante das estátuas dos antigos líderes da Coréia do Norte, Kim Il-sung e Kim Jong-il, em Pyongyang (KCNA/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2013 às 10h40.

Seul - Após ameaçar bombardear os Estados Unidos e alertar os estrangeiros a deixarem a Coreia do Sul devido a uma guerra iminente, a Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que está preparando uma maratona para comemorar o aniversário de seu fundador.

A agência de notícias estatal do Norte disse que espera-se a participação de um grande contingente de corredores estrangeiros de países como Ucrânia, República Tcheca, Zimbábue, Quênia e Etiópia, assim como 600 norte-coreanos, na corrida de 14 de abril, que é reconhecida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf).

"Eu acho que o entusiasmo para a próxima competição está em alta como nunca entre os maratonistas locais e seus treinadores", disse Ham Chang-Hyok, do Ministério do Esporte, segundo a agência de notícias oficial KCNA.

Esta é a 26ª vez que a Maratona Internacional de Mangyongdae, nome de uma colina reverenciada por sua associação com o herói fundador do país, Kim Il Sung, está sendo realizada.

A prova masculina foi vencida pelo ucraniano Oleksander Matviychuk no ano passado e a norte-coreana Kim Mi-Gyong venceu a prova feminina.

Não se sabe se o líder norte-coreano, Kim Jong-un, cujo físico não indica que seja um avido corredor, vai comparecer ao evento.

Kim é conhecido por seu amor ao basquete e recentemente recebeu o ex-jogador do Chicago Bulls Dennis Rodman na capital Pyongyang.

O aniversário do nascimento de Kim Il Sung, o avô do atual líder, em 15 de abril, é geralmente marcado por um grande desfile militar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteDitaduraEsportesMaratonas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia