Mundo

Donald Trump e Kim Jong-un dão aperto de mão histórico; veja imagens

Líderes estão reunidos neste momento em Singapura para discutir os rumos do programa nuclear da Coreia do Norte

O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do líder norte-coreano Kim Jong Un no hotel Capella, na ilha de Sentosa, em Singapura, em 12 de junho de 2018. REUTERS / Jonathan Ernst
 (Jonathan Ernst/Reuters)

O presidente dos EUA, Donald Trump, aperta a mão do líder norte-coreano Kim Jong Un no hotel Capella, na ilha de Sentosa, em Singapura, em 12 de junho de 2018. REUTERS / Jonathan Ernst (Jonathan Ernst/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de junho de 2018 às 22h09.

Última atualização em 11 de junho de 2018 às 22h36.

São Paulo - Começou agora (22h horário de Brasília, 9h horário local) o encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, no Capella Hotel, em Singapura, no que é a primeira cúpula entre líderes destes países em exercício do cargo.

Em um gesto simbólico, a dupla deu um aperto de mão histórico, que sinaliza a abertura para as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano. O encontro era impensável até pouco tempo atrás, quando os líderes trocavam insultos e provocações.

 

(YouTube/Reprodução)

Sentados lado a lado, Kim e Trump falaram brevemente aos jornalistas. O primeiro lembrou que a cúpula acontece depois de terem "vencido muitos obstáculos", enquanto o americano disse esperar que os países tenham "um ótimo relacionamento".

Agora, os líderes irão se reunir a sós em uma sala separada, mas não se sabe por quanto tempo irão conversar. A expectativa, no entanto, é a de que as conversas desta rodada sejam um primeiro passo rumo à um entendimento entre os países e novas reuniões são esperadas pelos próximos meses. Depois, serão acompanhados de assessores para uma reunião conjunta.

A rede de notícias americana CNN registrou o momento da chegada de Kim ao Capella Hotel e, posteriormente, a de Trump. Veja os vídeos abaixo:

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unSingapura

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA