Mundo

Em Porto Rico, maioria quer integração plena com os EUA

Em plebiscito, 1,3 milhão de eleitores de Porto Rico votaram ontem (7) sobre o status político do país


	Partidários do Partido Novo Progressivo empunham bandeiras americanas após dar seu voto para eleger o governo local e participar do plebiscito sobre a relação do país com os EUA
 (Ana Martinez/Reuters)

Partidários do Partido Novo Progressivo empunham bandeiras americanas após dar seu voto para eleger o governo local e participar do plebiscito sobre a relação do país com os EUA (Ana Martinez/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2012 às 09h24.

Brasília e Rio de Janeiro - Em plebiscito, 1,3 milhão de eleitores de Porto Rico (América Central) votaram ontem (7) sobre o status político do país, que mantém uma relação diferenciada com os Estados Unidos, de Estado incorporado ao território norte-americano. Para 61,15% dos eleitores, o país deve ser integrado totalmente aos Estados Unidos, 33,31% defendem a posição atual e 5,53% querem a independência.

Mais de 468 mil eleitores votaram em branco no plebiscito. Pela primeira vez, desde 1998, os eleitores foram às urnas para votar em um plebiscito não vinculativo (que não obriga necessariamente o governo a adotar a decisão). Os dados estão registrados na Comissão Nacional de Eleições.

O plebiscito ocorreu no mesmo momento em que houve eleições para a escolha do comissionado residente – principal líder do país. Nas eleições gerais, Pedro Pierluisi foi o vitorioso com 48,38% com uma margem mínima de votos em relação ao segundo colocado, Rafael Cox Alomar, que teve 47,31% dos votos.

As principais legendas políticas em Porto Rico são o Partido Novo Progressivo, o Partido Popular Democrático, o Partido Independentista Portorriquenho e o Partido Verde. No país, os eleitores vão às urnas para escolher 27 senadores e 51 deputados de oito distritos e 78 municípios que representam toda a região.

Com 3,9 milhões de habitantes, Porto Rico tem oficialmente dois idiomas – espanhol e inglês – e o debate mais constante no país é sobre as relações com os Estados Unidos. O presidente norte-americano, Barack Obama, é também o chefe de Estado de Porto Rico. A economia de Porto Rico é dominada pela agricultura e a produção de minerais. Há ainda investimentos no país em infraestrutura e na industrialização de vários setores.

Acompanhe tudo sobre:América CentralEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA