Mundo

Em Moçambique, Lula faz sua última viagem à África como presidente

Lula participará da instalação do primeiro dos três polos da Universidade Aberta do Brasil

Lula terá encontro com empresários e também visitará uma série de empreendimentos construídos em parceria com o Brasil (AGÊNCIA BRASIL)

Lula terá encontro com empresários e também visitará uma série de empreendimentos construídos em parceria com o Brasil (AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2010 às 20h27.

Brasília - Na próxima semana o presidente Luiz Inácio Luiz Inácio fará sua última viagem ao Continente Africano. Na terça-feira (9), Lula desembarca em Maputo, capital de Moçambique, onde terá encontro com empresários e também visitará uma série de empreendimentos construídos em parceria pelo Brasil e Moçambique.

"Do ponto de vista simbólico, Moçambique é, provavelmente, o país ideal no contexto africano para esta ocasião. Nos últimos oito anos, as relações com o país se intensificaram enormemente em função da renovada prioridade dada ao Continente Africano pela política externa brasileira", afirmou o secretário adjunto de imprensa da Presidência da República, Carlos Villanova.

De acordo com Villanova, Moçambique é hoje o maior beneficiário da cooperação brasileira na África e o segundo no mundo, atrás apenas do Haiti. Entre 2010 e 2013, o país deve receber cerca de R$ 70 milhões.

Em Maputo, Lula participará da instalação do primeiro dos três polos da Universidade Aberta do Brasil e também visitará o laboratório de biologia do Instituto Nacional de Ensino a Distância.

Na quarta-feira (10), o presidente ainda fará uma visita à fábrica de medicamentos para o tratamento da aids que está sendo construída em parceria pelos governos do Brasil e de Moçambique. Segundo o Ministério da Saúde, na primeira fase do projeto foram disponibilizados R$ 13,6 milhões para a compra de equipamentos e formação de equipes de profissionais que trabalharão na futura Sociedade Moçambicana de Medicamento S/A.

O governo de Moçambique está encarregado de realizar as obras de restauração do local escolhido para montar a fábrica. Quando as instalações estiverem prontas, o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), enviará todos os equipamentos para o laboratório. A previsão é de que a entrega ocorra até meados de 2011. Moçambique está entre os dez países mais atingidos pelo vírus da aids no mundo, com índice de prevalência de 15% entre outros adultos. Ao todo, o país tem cerca de 1,7 milhão de infectados em uma população de 21,4 milhões.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump