Mundo

Em mensagens de Ano Novo, Biden olha para o futuro e Trump mira o passado

Atual presidente dos Estados Unidos mencionou "vitórias" da gestão, enquanto próximo ocupante da Casa Branca focou em perspectivas

Donald Trump e Joe Biden disputaram o segundo turno das eleições americanas em 2020 (Montagem/Exame)

Donald Trump e Joe Biden disputaram o segundo turno das eleições americanas em 2020 (Montagem/Exame)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 1 de janeiro de 2021 às 13h01.

Última atualização em 1 de janeiro de 2021 às 15h23.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o futuro ocupante da Casa Branca, presidente eleito Joe Biden, enviaram recados de ano novo à população americana nesta quinta-feira, 31. O tom das mensagens, entretanto, foi bem diferente entre os dois. Enquanto Trump mencionou vitórias do governo, Biden focou nas perspectivas a partir de 2021.

Em vídeo postado no Twitter, Trump afirmou ter conseguido “vitórias históricas” ao longo do ano, com destaque para o rápido desenvolvimento da vacina contra a covid-19. “Precisamos ser lembrados pelo que foi feito”, disse. O atual presidente americano está em Washington, para onde voltou após uma passagem pelo seu resort na Flórida. 

Trump fez questão de dizer que os Estados Unidos produziram a vacina em tempo recorde e que ele estava certo de que isso seria possível ainda em 2020, mesmo que todos duvidassem. “Nos disseram que seria impossível, mas fizemos”, comemorou. “Para derrotar o vírus chinês, lançamos a maior mobilização desde a Segunda Guerra Mundial”, afirmou. 

Já Biden homenageou profissionais da saúde e encorajou a população a tomar a vacina, ao aparecer com a esposa, Jill Biden, em um programa de televisão. “Estou absolutamente, positivamente confiante que vamos voltar, e vamos voltar mais fortes do que antes”, disse. Biden assume a Presidência dos Estados Unidos em 20 de janeiro.

O presidente eleito reforçou o compromisso com os 100 primeiros dias de governo em relação ao coronavírus, à economia e à crise climática. Ele também fez um apelo para que as vacinas sejam distribuídas de forma rápida.

Acompanhe tudo sobre:ano-novoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia