Mundo

Em meio à pandemia de covid-19, UE alerta sobre surtos de gripe aviária

A gripe aviária é altamente contagiosa para pássaros, mas os riscos para humanos são considerados baixos, dizem agências de saúde e alimentos da UE

 (Zhao Yuguo/VCG/Getty Images)

(Zhao Yuguo/VCG/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 30 de setembro de 2020 às 10h29.

Última atualização em 30 de setembro de 2020 às 11h20.

Países da União Europeia devem intensificar a vigilância contra possíveis surtos de gripe aviária entre aves selvagens e domésticas, disse a UE nesta quarta-feira.

A doença é altamente contagiosa para pássaros, mas os riscos de transmissão para humanos são considerados baixos, afirmaram as agências de saúde e alimentos da UE em um relatório publicado enquanto o continente enfrenta um novo pico de infecções pelo novo coronavírus.

"Os países da UE estão sendo instados a intensificar as medidas de vigilância e biossegurança para se proteger contra possíveis novos surtos de gripe aviária este ano", disse o relatório.

O alerta segue-se a surtos nos últimos meses entre aves selvagens e domésticas no oeste da Rússia e no Cazaquistão, que estão na rota de migração de outono para aves aquáticas selvagens rumo à Europa.

A transmissão para humanos é rara, mas já ocorreu no passado e pode levar à morte.

"O risco de transmissão do vírus da gripe aviária ao público em geral na Europa permanece muito baixo", acrescentou o relatório.

"No entanto, para minimizar o risco de transmissão aos humanos, as pessoas são aconselhadas a não tocar em aves mortas sem usar equipamento de proteção individual adequado."

Acompanhe tudo sobre:EXAME-no-InstagramGripe aviáriaUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada