Mundo

Em guerra do gás, Rússia garante fornecimento para Europa

Bruxelas disse que permaneceria dando apoio às novas autoridades em Kiev se Rússia fizesse novas ameaças de cortar a oferta para a Ucrânia


	Extração de gás na Ucrânia:  tensão elevou o temor de uma repetição de "guerras de gás" anteriores, quando disputas entre os dois antigos países da União Soviética levaram a problemas de fornecimento para a Europa Ocidental
 (Vincent Mundy/Bloomberg)

Extração de gás na Ucrânia:  tensão elevou o temor de uma repetição de "guerras de gás" anteriores, quando disputas entre os dois antigos países da União Soviética levaram a problemas de fornecimento para a Europa Ocidental (Vincent Mundy/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2014 às 14h36.

Moscou/Kiev - O presidente russo, Vladimir Putin, tentou aliviar nesta sexta-feira os temores europeus de um corte no fornecimento de gás, depois que Bruxelas disse que permaneceria dando apoio às novas autoridades em Kiev se a Rússia fizesse novas ameaças de cortar a oferta para a Ucrânia.

A Rússia, que irritou potências ocidentais ao anexar a Crimeia, elevou o preço cobrado da Ucrânia pelo gás e disse que o país vizinho deve 2,2 bilhões de dólares em contas não pagas.

A tensão elevou o temor de uma repetição de "guerras de gás" anteriores, quando disputas entre os dois antigos países da União Soviética levaram a problemas de fornecimento para a Europa Ocidental.

A repetição deste tipo de cenário poderia afetar a Rússia e consumidores europeus, porque Moscou depende das vendas para a Europa para manter arrecadação pública.

"Quero dizer de novo: não pretendemos e não planejamos parar o gás para a Ucrânia", disse Putin em um comentário transmitido pela televisão, durante uma reunião do governo. "Nós garantimos o cumprimento de todas nossas obrigações com nossos consumidores europeus." Uma grande parte do gás consumido na Europa é proveniente da Rússia por meio de dutos que cruzam o território ucraniano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGásRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Transporte de gás natural na China ultrapassa 1 trilhão de metros cúbicos desde 2020

12 pessoas ficam feridas em ataque com faca em estação de Hamburgo, na Alemanha

Conferência Mundial do Gás em Pequim destaca projetos estratégicos da China e Japão

Grupo de 260 mineradores fica preso após acidente em mina na África do Sul