Mundo

Em fase de mudanças internas, Egito escolhe novo chanceler

Nabil Al Arabi assume a função depois de quase um mês que o ex-presidente deixou o poder e o grupo de militares assumiu o comando, instituindo um governo provisório

Comemoração no Cairo após queda de Mubarak (Getty Images)

Comemoração no Cairo após queda de Mubarak (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2011 às 15h40.

Brasília – O Conselho Supremo das Forças Armadas do Egito escolheu hoje (6) o novo ministro das Relações Exteriores do país. Nabil Al Arabi assume a função depois de quase um mês que o ex-presidente Hosni Mubarak deixou o poder e o grupo de militares assumiu o comando egípcio, instituindo um governo provisório.

Arabi assume com ordens para iniciar um processo de remodelação governamental. O conselho demitiu, na semana passada, o primeiro-ministro Ahmad Shafiq, substituindo-o por Essam Sharaf. Sharaf é bem avaliado pelo governo provisório e conta com a simpatia dos jovens egípcios.

A partir da nomeação de Sharaf passaram a ser feitas alterações na composição do governo. Arabi substitui Mohamed Abul Gheit, que era próximo de Mubarak. Na semana passada também foi anunciado o nome do novo ministro do Interior, Mansour Al Issaoui.

O ministro da Cultura do Egito, arqueólogo Zahi Hawass - que alertou para as pilhagens dos sítios arqueológicos egípcios durante a revolução - anunciou que vai deixar o atual governo. Ainda não foi definido seu sucessor.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDemocraciaEgitoPolítica

Mais de Mundo

Relatório da Oxfam diz que 80% das mulheres na América Latina sofreram violência de gênero

Xi Jinping conclui agenda na América do Sul com foco em cooperação e parcerias estratégicas

Para ex-premier britânico Tony Blair, Irã é o principal foco de instabilidade no Oriente Médio

Naufrágio de iate turístico deixa pelo menos 17 desaparecidos no Egito