Mundo

Em dez anos, Venezuela será o maior exportador mundial de petróleo, diz Chávez

País ocupa hoje o quinto lugar no ranking mundial na exportação de petróleo

De acordo com Chávez, a Venezuela terá capacidade para exportar cerca de 10 milhões de barris na próxima década (Juan Barreto/AFP)

De acordo com Chávez, a Venezuela terá capacidade para exportar cerca de 10 milhões de barris na próxima década (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2011 às 10h34.

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que em dez anos o país se tornará o primeiro exportador mundial de petróleo devido ao aumento da sua produção. Segundo ele, em pouco tempo, a Venezuela já poderá alcançar o posto de segundo exportador mundial do produto. Atualmente o maior exportador é a Arábia Saudita.

A Venezuela ocupa o quinto lugar no ranking mundial na exportação de petróleo. O país exporta 2,5 milhões de barris, dos quais cerca de 1,5 milhão segue para os Estados Unidos e 500 mil para a China.

“Dentro de pouco tempo seremos talvez o segundo [exportador de petróleo no mundo]. Dentro de dez anos, calculo que poderemos estar outra vez em primeiro lugar entre os exportadores mundiais", disse Chávez.

De acordo com Chávez, a Venezuela terá capacidade para exportar cerca de 10 milhões de barris na próxima década. O presidente lembrou que os venezuelanos foram os primeiros exportadores mundiais até a década de 1970. "Hoje somos um dos primeiros, mas os árabes nos ultrapassaram. Primeiro, a Arábia Saudita, depois Iraque e Irã", disse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEnergiaHugo ChávezPetróleoPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Kremlin concorda com Trump que ucranianos poderão um dia se tornar russos

Plano “Motosserra 2.0” entra em vigor na Argentina com extinção de importante Secretaria

Ucrânia vai oferecer 'contratos lucrativos' aos EUA em troca de segurança, diz Zelensky

Ameaçado por tarifas, comércio entre Brasil e EUA bateu recordes após a pandemia