Mundo

Em defesa de Orlando, PCdoB prega regulação da mídia

Partido defende que regulamentação obrigue a imprensa a dizer a 'verdade' e diz que acusações contra o ministro são caluniosas

Segundo o PC do B, a imprensa fez um "linchamento público" de Orlando Silva (Valter Campanato/ABr)

Segundo o PC do B, a imprensa fez um "linchamento público" de Orlando Silva (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2011 às 13h54.

São Paulo - Em editorial publicado no Portal Vermelho em defesa do ministro do Esporte, Orlando Silva, o PCdoB atrelou a crise provocada pelas denúncias da revista Veja à falta de regulamentação da mídia no Brasil e pregou a necessidade de se impor novas regras aos meios de comunicação. Bandeira encampada até então pelo PT, a regulamentação é vista pelo partido como forma de fazer com que a imprensa se comprometa com a divulgação da "verdade".

"As calúnias lançadas contra o ministro do Esporte, Orlando Silva, e contra seu partido, o PCdoB, são o melhor exemplo da necessidade, da imposição, de uma legislação para regular a mídia e democratizar os meios de comunicação", defendeu o editorial.

Para os comunistas, a imprensa dá voz "a um bandido processado pela Justiça" e promove o "linchamento público" do ministro e de seu partido, desviando a atenção dos 11 processos criminais aos quais o policial militar João Dias Ferreira responde na Justiça. O policial do Distrito Federal acusa o ministro de participar do esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo.

"Defender o ministro e o governo significa também lutar contra a imprensa de baixo nível, caluniosa e irresponsável, e fixar o princípio de que o serviço público prestado pelos meios de comunicação é difundir a verdade e não a mentira", afirma o editorial. "Exigir o cumprimento do princípio democrático de que todos são responsáveis por seus atos e palavras e pela preservação intransigente da honra e da integridade das pessoas, que não podem ficar à mercê das calúnias acolhidas por veículos de comunicação que desinformam e usam a luta contra a corrupção como um biombo frágil para esconder interesses que não podem confessar."

De acordo com o PCdoB, o ministro é alvo da "compulsão em promover ataques" contra o governo Dilma Rousseff e da tentativa de incluir "mais um" na faxina que já resultou na queda de quatro ministros acusados de irregularidades. Os comunistas atribuem as denúncias aos "conservadores" interessados em atacar o governo.

Acompanhe tudo sobre:EscândalosFraudesMídiaOrlando SilvaPartidos políticosPCdoBPolítica no BrasilPolíticos brasileirosServiços

Mais de Mundo

Médico da Casa Branca diz que Trump está com 'excelente saúde'

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'

China pede aos EUA que 'eliminem completamente' as tarifas recíprocas

Papa Francisco aparece de surpresa na missa do Domingo de Ramos