Mundo

Em conversa com Milei, Zelensky agradece a 'posição clara' do argentino sobre guerra

Em sua conta na rede social "X", o ucraniano disse que não há "equilíbrio entre o bem e o mal"

Javier Milei: candidato quer rever regras de comércio exterior (Luis Robayo/AFP)

Javier Milei: candidato quer rever regras de comércio exterior (Luis Robayo/AFP)

Publicado em 22 de novembro de 2023 às 17h36.

Última atualização em 22 de novembro de 2023 às 18h23.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou nesta quarta-feira, 22, com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, ocasião em que disse que agradeceu pela "posição clara" do argentino.

Em sua conta na rede social "X", o ucraniano disse que não há "equilíbrio entre o bem e o mal". Segundo ele, há "apenas um apoio claro à Ucrânia. Isto é bem notado e apreciado pelos ucranianos".

Zelensky disse ainda que os dois discutiram como poderiam desenvolver as relações entre a Ucrânia e a Argentina, bem como os laços da Ucrânia com outros países latino-americanos. "Informei o presidente eleito sobre o nosso progresso na implementação da Fórmula da Paz e salientei a importância da participação da Argentina nos nossos esforços conjuntos de paz", disse o ucraniano. "Convidei também o presidente eleito, Milei, a visitar a Ucrânia e a enviar um forte sinal político", concluiu.

Durante o governo de Alberto Fernández, a Argentina e a Rússia tinham relações mais próximas. Moscou negociou a vacina Sputnik, contra a Covid, que foi apllicada na Argentina em 2021.

O presidente russo Vladimir Putin deu parabéns a Milei pela vitória. No entanto, o governo russo espera uma esfriamento nas relações, e a aproximação de Zelenski deve colaborar para isso.

"Falando em relações comerciais e econômicas, uma pausa é provavelmente inevitável até certo ponto, mas há fatores objetivos que falam tanto a favor do desenvolvimento das relações como contra ele", disse o embaixador russo na Argentina, Dmitry Feoktistov, à emissora Rossiya 24, na segunda-feira, 20.

Com Estadão Conteúdo.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaJavier MileiUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares