Mundo

Em carta à Itália, Dilma diz que STF decidirá caso Battisti

Dilma indicou que manterá a posição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ex-ativista italiano Cesare Battisti (Arquivo/ Reuters)

ex-ativista italiano Cesare Battisti (Arquivo/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2011 às 21h45.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff afirmou em carta ao presidente da Itália, Giorgio Napolitano, que caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) decidir sobre o futuro do ex-ativista italiano Cesare Battisti, informou a assessoria de imprensa da Presidência na sexta-feira.

Assim, Dilma indicou que manterá a posição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no último dia de governo negou a extradição de Battisti, condenado na Itália por assassinatos cometidos na década de 1970. Pouco mais de um ano antes, o STF havia decidido que a palavra final sobre o caso era de Lula.

Na carta assinada em 24 de janeiro, Dilma responde à mensagem enviada a ela há duas semanas por Napolitano, que argumentava sobre a importância da extradição de Battisti, que cumpre prisão em Brasília.

A presidente disse ainda que a posição de Lula não envolve qualquer juízo de valor sobre a Justiça italiana e se trata de um parecer jurídico fundado na interpretação que a Advocacia Geral da União (AGU) fez do tratado de extradição assinado entre os dois países.

Na carta, Dilma lamentou a tensão diplomática que se estabeleceu sobre a extradição de Battisti e reafirmou que uma divergência jurídica não irá abalar o relacionamento secular de Brasil e Itália.

O STF deve analisar o caso na volta do recesso, em fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffDiplomaciaEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Governo Trump 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site