Mundo

Em Berlim, milhares pedem solidariedade à Grécia

O grupo pediu também maior generosidade no amparo a refugiados que chegam à Europa

Em cartaz, manifestantes pedem o fim da guerra contra os imigrantes (REUTERS/Hannibal Hanschke)

Em cartaz, manifestantes pedem o fim da guerra contra os imigrantes (REUTERS/Hannibal Hanschke)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2015 às 12h43.

Berlim - Milhares de pessoas pediram neste sábado, em uma passeata em Berlim, um rumo mais solidário na política da Alemanha e resto da União Europeia (UE) para a Grécia, assim como uma maior generosidade no amparo a refugiados.

A manifestação, chamada "Por uma Europa Diferente", percorreu do multiétnico bairro de Kreuzberg até o distrito governamental da capital alemã, com aproximadamente 2.500 participantes, segundo a polícia.

A passeata era liderada pelo jornalista Jakob Augstein e a vice-ministra de Solidariedade Social da Grécia, Theano Fotiou, que se dirigiu aos presentes, ao início do ato, para reivindicar "uma Europa dos cidadãos, não dos banqueiros".

A manifestação era apoiada pelo partido A Esquerda, maior força de oposição no Bundestag (parlamento), assim como por outras organizações de esquerda.

Sua realização coincidiu com o chamado Dia Nacional das Vítimas de Deportações, lembrado neste ano pela primeira vez na Alemanha, em homenagem aos milhões de deslocados da Segunda Guerra Mundial e coincidindo com o Dia Internacional do Refugiado.

No ato oficial da jornada, o presidente alemão, Joachim Gauck, tinha pedido a seu país para praticar uma política "mais generosa" para os refugiados, de acordo com suas capacidades econômicas e a experiência vivida após a Segunda Guerra Mundial.

Gauck agradeceu em seu discurso, no Museu de História da Alemanha, a "confiança" mostrada pelos países vizinhos para com a Alemanha após a queda do nazismo e lembrou as penalidades dos milhões de deslocados que a guerra deixou. EFE

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsProtestosProtestos no mundoMetrópoles globaisImigraçãoGréciaCrise gregaBerlim

Mais de Mundo

Tragédia em Lisboa: empresa que operava elevador já deu assessoria técnica para bondinhos no RJ

Pentágono classifica voo de aviões militares venezuelanos perto de navio dos EUA como 'provocador'

China lança plano para transformar cidades em aglomerados urbanos inteligentes até 2035

Congresso argentino reverte pela primeira vez um veto de Milei