Mundo

Em ataque a Odessa, Rússia destrói maior catedral da cidade

O presidente do país, Volodymyr Zelensky, prometeu uma forte retaliação contra Moscou

A igreja, também chamada de Catedral da Transfiguração, já havia sido reconstruída no início dos anos 2000 (SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

A igreja, também chamada de Catedral da Transfiguração, já havia sido reconstruída no início dos anos 2000 (SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de julho de 2023 às 13h17.

A Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou a Catedral da Transfiguração, um dos orgulhos ucranianos, foi arrasada no início deste domingo por um ataque de mísseis russos à cidade de Odessa. Patrimônio mundial da Unesco, o templo está localizado no centro histórico da cidade portuária.

No ataque, duas pessoas morreram e outras 22 ficaram feridas, incluindo quatro menores de 11 a 17 anos, segundo autoridades ucranianas.

O presidente do país, Volodymyr Zelensky, prometeu uma forte retaliação contra Moscou. "Não pode haver desculpa para o mal russo.

Como sempre, esse mal vai perder. E definitivamente haverá uma retaliação aos terroristas russos por Odessa. Eles vão sentir essa retaliação”, escreveu Zelensky no Twitter. A destruição da catedral foi classificada pela Ucrânia como "um crime de guerra".

Condenação aos ataques

A embaixadora dos EUA em Kiev, Bridget Brink, condenou o ataque russo contra a cidade de Odessa. "Os ataques russos contra as pessoas e a infra-estrutura de Odessa, um património mundial e um porto importante para a segurança alimentar global, continuam", escreveu no Twitter. "A guerra injustificável da Rússia contra a Ucrânia e o seu povo tem custos terríveis". acrescentou.

A igreja, também chamada de Catedral da Transfiguração, já havia sido reconstruída no início dos anos 2000. Consagrada em 1809, a basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC), que é ligada a Moscou.

Segundo as autoridades ucranianas, a Rússia lançou 19 mísseis por terra, mar e mar contra esta cidade do Mar Negro, dos quais nove foram abatidos. Os russos têm atacado Odessa e outras instalações de exportação de alimentos ucranianos quase diariamente desde a semana passada, depois que se retiraram de um acordo mediado pela ONU que permitia o embarque seguro de grãos da Ucrânia.

A Rússia descreveu os ataques como uma vingança por um ataque ucraniano em uma ponte construída pelos russos para a Crimeia. A Rússia acusou a Ucrânia de usar o corredor marítimo para lançar "ataques terroristas".

A administração militar da cidade disse que a Catedral Spaso-Preobrazhenskyi, ou a Catedral da Transfiguração, foi severamente danificada no ataque. Consagrada em 1809, a basílica pertence à Igreja Ortodoxa Ucraniana (UOC), que é ligada a Moscou

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaGuerrasRússia

Mais de Mundo

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez em quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista

Xi liga para Trump e diz que países devem 'manter impulso' na diplomacia