Mundo

Em ano eleitoral, 50% americanos apoia casamento gay

A enquete foi publicada em meio a um debate para que o presidente americano, Barack Obama, revele sua posição sobre o assunto

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema (AFP/Alejandro Pagni)

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema (AFP/Alejandro Pagni)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2012 às 16h00.

Washington - Uma pesquisa divulgada nos Estados Unidos nesta terça-feira pelo Instituto Gallup mostrou que 50% dos americanos apoia o reconhecimento legal dos casamentos homossexuais contra 48% contrários.

A enquete foi publicada em meio a um debate para que o presidente americano, Barack Obama, revele sua posição sobre o assunto. A pressão para que Obama declare seu apoio ao casamento homossexual aumentou nos últimos dois dias, depois o vice-presidente, Joe Biden, disse se sentir 'cômodo' com o casamento entre pessoas do mesmo sexo e do secretário de Educação, Arne Duncan, apoiar explicitamente essas uniões.

O apoio aos casamentos homossexuais varia muito em função do segmento social e ideológico. Enquanto 65% dos democratas e 57% dos independentes se posiciona a favor da legalização, só 22% dos republicanos aceita.

Além disso, as diferenças surgem em função da religiosidade dos americanos, já que 88% dos cidadãos americanos sem identidade religiosa apoia o casamento homossexual, mas os contrários ganham espaço entre os católicos (47%) e, sobretudo, nos protestantes (59%).

Apesar da escala nacional, os partidários superam os oposicionistas, em um ano em que os favoráveis ao casamento entre pessoas do mesmo sexo reduziram em três pontos. Em 2011, 53% dos americanos questionados era a favor e 45% contra.

A enquete, realizada pelo instituto Gallup entre 3 e 6 de maio, perguntou a 1.024 pessoas de todos os estados do país a opinião sobre o tema. A pesquisa tem uma margem de erro de 3%. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)CasamentoPreconceitosGaysLGBT

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos