Mundo

Em 25 anos, São Paulo teve pelo menos 205 tornados

O Estado foi o que mais relatou esse fenômeno entre 1985 e 2010 e há tendência de aumento


	Tornado: como houve carros virados, o fenômeno pode ter passado de 200 km/h
 (Jack Guez/AFP)

Tornado: como houve carros virados, o fenômeno pode ter passado de 200 km/h (Jack Guez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 09h12.

São Paulo - Tornados são fenômenos imprevisíveis, mas no Brasil há mais risco de ocorrerem em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Estados do Sul. São Paulo foi quem mais relatou esse fenômeno entre 1985 e 2010. Nesse período, foram 205 episódios, e há tendência de aumento na área urbanizada.

Segundo especialistas em meteorologia, o país não tem sistemas que registram tornados, mas se sabe que acontecem constantemente. A diferença é que hoje há mais relatos por celulares e câmeras.

"Outras cidades próximas de Taquarituba, como Riversul, Coronel Macedo, Tejupá, Piraju e Itaí, certamente tiveram temporais e até tornado, mas não há como confirmar", diz a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim. Da mesma maneira, não há certeza sobre a velocidade do fenômeno. Como houve carros virados, ele pode ter passado de 200 km/h.

Pesquisador de tornados no Brasil, o geógrafo Daniel Henrique Candido fez um levantamento de três décadas para doutorado da Universidade de Campinas (Unicamp). Segundo ele, um fator que favorece os relatos em São Paulo é o fato de ser uma região mais povoada.

Apesar disso, o estudo deixa claro que em regiões como São José dos Campos e Litoral Norte existe probabilidade de mais de 25% de tornados por ano. No Estado, as ocorrências são mais comuns em maio. A cidade de Itupeva é a líder na probabilidade, com 36%.

"O relevo plano, com baixa altimetria e próximo de um setor com elevado número de ocorrências leva a esse número", diz o pesquisador.

Causa Em Taquarituba, o relevo seria também propício a tornados. Segundo o Inmet, o evento resultou de um raro choque entre a massa de ar quente amazônica e o ar polar frio do Sul. "Essas ocorrências estão possivelmente vinculadas à expansão urbana, que faz aumentar a concentração de calor nas cidades", afirma Candido. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstado de São PauloTornados

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês