Mundo

Em 2,5 meses, chuva no Rio quase atinge média anual

De novembro do ano passado até o último sábado, a cidade de Nova Friburgo, por exemplo, registrou 1.189 milímetros de chuva, sendo que a média anual é de 1.246 mm

Movimentação nas ruas de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

Movimentação nas ruas de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 10h07.

Rio de Janeiro - Nos últimos dois meses e meio, o volume de água que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro foi quase igual ao total da média anual. De novembro do ano passado até o último sábado, a cidade de Nova Friburgo, por exemplo, registrou 1.189 milímetros de chuva, sendo que a média anual é de 1.246 mm.

“Do início deste mês até o dia 15, choveu aproximadamente 400 mm, 110% acima da média normal”, diz a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.

Janeiro sempre foi o mês do ano com o maior volume de água. Mas o Sudeste do País está sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul, um dos fenômenos climáticos que potencializam as precipitações. O professor Augusto José Pereira Filho, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), explica que a tendência de chuvas intensas deve perdurar, pois os meses de janeiro têm se mostrado mais chuvosos a cada ano.

“Isso pode ser atribuído não às mudanças climáticas globais, mas às mudanças antrópicas nas cidades.” O processo de urbanização das grandes e médias cidades contribui para a formação de ilhas de calor e de pancadas de chuvas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia