Mundo

Elton John critica lei contra propaganda gay na Rússia

Cantor pop disse que a lei dá legitimidade à homofobia e concede amparo legal para extremistas


	Elton John: comunicado foi divulgado um mês depois de ele ter se apresentado no país e três dias depois de o presidente Putin declarar que a Rússia acolhe os gays
 (AFP)

Elton John: comunicado foi divulgado um mês depois de ele ter se apresentado no país e três dias depois de o presidente Putin declarar que a Rússia acolhe os gays (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 18h03.

Los Angeles - O cantor pop Elton John se manifestou nesta quarta-feira contra uma proibição da Rússia contra propaganda homossexual, dizendo que a lei dá legitimidade à homofobia e concede amparo legal para extremistas.

O comunicado de John, com 500 palavras, foi divulgado um mês depois de ele ter se apresentado no país e três dias depois de o presidente russo, Vladimir Putin, declarar que a Rússia acolhe os gays, citando a popularidade do cantor pop, de 66 anos, declaradamente homossexual, como prova disso.

A lei é alvo de críticas de ativistas pró-direitos humanos num momento em que a Rússia se prepara para sediar os Jogos de Inverno, no mês que vem.

Durante uma visita a Moscou em dezembro, John fez um show no qual criticou a lei e disse estar ansioso para entender seu efeito sobre a comunidade LGBT.

"O que ouvi reforçou todas as matérias na mídia em circulação desde que o projeto sobre propaganda se tornou lei federal: que a homofobia odiosa foi legitimada pela legislação e deu a extremistas cobertura para violar os direitos humanos básicos das pessoas", disse John.

"Todo mundo conta histórias de abuso físico e verbal - no trabalho, em bares e restaurantes ou na rua - desde que a lei entrou em vigor em junho passado", disse ele. O cantor acrescentou que apreciaria a oportunidade de apresentar Putin a gays russos.

A lei russa proíbe a disseminação de propaganda gay entre menores e se tornou foco de críticas do Ocidente e de ativistas pró-direitos humanos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDireitos civisElton JohnEuropaGaysLGBTPreconceitosRússia

Mais de Mundo

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute