Mundo

Elon Musk diz que apoiará governador republicano da Flórida à presidência dos EUA

Ron DeSantis é considerado como um potencial rival do ex-presidente Donald Trump entre os candidatos presidenciais republicanos em 2024

O republicano Ron DeSantis faz um discurso após o anúncio de sua reeleição como governador da Flórida, em Tampa, em 8 de novembro de 2022 (AFP/AFP)

O republicano Ron DeSantis faz um discurso após o anúncio de sua reeleição como governador da Flórida, em Tampa, em 8 de novembro de 2022 (AFP/AFP)

O bilionário Elon Musk declarou na sexta-feira, 25, que apoiará o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, se ele decidir concorrer à Presidência dos EUA em 2024.

No início deste mês, DeSantis, que foi reeleito recentemente para um segundo mandato no governo da Flórida, derrotou o democrata Charlie Crist com quase 20 pontos percentuais de distância, se consolidando dessa forma como a principal estrela em ascensão do Partido Republicano.

DeSantis, é visto como um potencial desafiante do ex-presidente Donald Trump no campo de candidatos presidenciais republicanos em 2024. Trump anunciou há 10 dias que estava concorrendo novamente à eleição em 2024.

“Minha preferência para a presidência de 2024 é alguém sensato e centrista. Eu esperava que fosse o caso do governo Biden, mas até o momento fiquei desapontado”, escreveu Musk no Twitter.

Musk critica Biden

“Como todos se lembram, eu era um apoiador importante da presidência Obama-Biden e (com relutância) votei em Biden em vez de Trump”, disse o novo dono do Twitter.

Em junho, Musk já havia declarado que estava inclinado a apoiar DeSantis para presidente em 2024, acrescentando que o governador da Flórida derrotaria facilmente Biden nas urnas.

DeSantis é especialmente popular entre os conservadores por liderar a oposição contra a "Woke Culture" (Cultura da Lacração, na tradução em português). Seu governo foi marcado por sua rejeição às limitações de liberdade relacionadas à pandemia, aprovação de uma lei que limita a discussão de questões LGBTQ nas escolas e uma disputa com a Disney.

No começo de novembro, Musk exortou os americanos a eleger um Congresso republicano nas eleições de meio de mandato para contrabalançar o governo Biden. No entanto, a esperada “onda vermelha” nas eleições não ocorreu, e os democratas mantiveram o controle do Senado, enquanto os republicanos obtiveram apenas uma pequena maioria na Câmara dos Representantes.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEstados Unidos (EUA)FlóridaPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos