Mundo

Ellen Johnson-Sirleaf é reeleita presidente da Libéria com 90% dos votos

Vencedora do Nobel da Paz conseguiu um novo mandato com ampla maioria após o adversário Winston Tubman boicotar a votação

Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria é uma das três vencedoras do Nobel este ano (Jim Watson/AFP)

Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria é uma das três vencedoras do Nobel este ano (Jim Watson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de novembro de 2011 às 16h00.

Monróvia, Libéria - A presidente da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, foi reeleita para o cargo após obter 90,8% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais do país, informa nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) após 86,6% das urnas apuradas.

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano, Sirleaf, do Partido da Unidade (UP), derrotou o opositor Winston Tubman, do Congresso por Mudança Democrática (CDC), que recebeu apenas 9,2% dos votos.

Segundo os números publicados pela CEN, a atual presidente conseguiu 513.320 votos, contra 52.071 para Tubman, e ainda precisam ser contados os votos de 598 dos 4.457 colégios eleitorais do país.

O segundo turno, realizado na terça-feira passada, contou com baixa participação, devido ao boicote de Tubman, que resultou em confrontos com a Polícia na véspera do pleito, quando pelo menos 3 pessoas morreram. Ao todo foram 37,4% os eleitores que compareceram às urnas.

Desta forma, Ellen Johnson-Sirleaf, primeira mulher presidente de um país africano e agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2011 poucos dias antes do primeiro turno, no dia 11 de outubro, permanecerá no cargo por mais cinco anos.

Esta é a segunda vez que a Libéria realiza eleições desde o fim da guerra civil que devastou o país entre 1989 e 2003 e causou a morte de 250 mil pessoas. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Trump impõe tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos por compra de petróleo russo

Hiroshima lembra 80 anos da bomba atômica e alerta sobre crescente ameaça nuclear global

Enviado de Trump se reúne com Putin em Moscou; veja os detalhes da conversa

Milei e Trump: qual é a tarifa imposta pelos EUA à Argentina?