Mundo

Elizabeth II não consegue trabalhar sem o duque, diz Harry

Neto da rainha considera que a avó não tem mais condição física de fazer seu trabalho sem a ajuda do marido

Rainha Elizabeth II desembarca com o marido: ela precisa de ajuda para fazer o trabalho, diz Harry (Chris Jackson/Getty Images)

Rainha Elizabeth II desembarca com o marido: ela precisa de ajuda para fazer o trabalho, diz Harry (Chris Jackson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 12h15.

Londres - A rainha Elizabeth II não conseguiria cumprir seus compromissos oficiais sem ter o duque de Edimburgo ao lado, admitiu o príncipe Harry.

Em declarações ao jornalista Andrew Marr, da emissora 'BBC', o filho do príncipe Charles e Diana reconheceu que sua avó, de 85 anos, necessita fisicamente do duque para fazer seu trabalho.

Marr entrevistou os príncipes Harry e William, assim como o primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, e o ex-chefe do governo trabalhista Tony Blair para um documentário sobre a rainha que será veiculado pela 'BBC' na próxima segunda-feira, quando serão completados 60 anos de sua chegada ao trono.

Os detalhes destas entrevistas foram publicados nesta terça-feira na revista britânica 'Radio Times'.

Apesar dos comentários de Harry serem publicados agora, eles foram feitos antes de o duque de Edimburgo, de 90 anos, ser hospitalizado em dezembro, ao ter uma artéria coronária bloqueada, o que obrigou os médicos a submetê-lo a uma pequena cirurgia.

'Não acho que ela conseguiria fazê-lo (o trabalho) sem ele, especialmente pela idade que tem', disse o príncipe Harry ao jornalista.

Segundo Andrew Marr relata na reportagem, o filho mais novo do príncipe Charles comentou que admira a avó por manter seu sorriso mesmo quando tem que comparecer a lugares aos quais preferiria não ir.

O príncipe Harry também disse que a rainha participa de atos oficiais que 'em sua idade não deveria estar fazendo' apenas porque tem o duque a seu lado.

Já William disse ao jornalista que, apesar de sua avó ser a pessoa mais famosa do mundo, a fama não lhe interessa e ela prefere a intimidade.


No documentário, Blair comenta o discurso transmitido pela televisão que a soberana fez do palácio de Buckingham após a morte de Diana, em agosto de 1997, no qual qualificou a si mesma como 'vossa rainha e avó'.

Segundo Blair, essas palavras surgiram da própria Elizabeth II e não foram introduzidas por seu governo.

'Essas palavras e essa linguagem foram dela. Não foram escritas pelo Novo Trabalhismo e o toque muito pessoal (do discurso) foi dela', garantiu o ex-primeiro-ministro.

Por ocasião do documentário, intitulado 'The Diamond Queen', Andrew Marr acompanhou a rainha de perto durante um ano enquanto cumpria seus compromissos oficiais.

O jornalista qualifica Elizabeth II como uma pessoa observadora, cuidadosa com o dinheiro, impaciente e divertida.

David Cameron revelou que nas reuniões semanais que mantém com Elizabeth II, ela lhe faz perguntas brilhantes, sempre está bem informada e 'te faz pensar sobre as coisas que está fazendo'.

Na próxima segunda-feira, Elizabeth II cumprirá 60 anos no trono britânico, mas as comemorações oficiais estão programadas para junho. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaPaíses ricosPolíticaReino Unido

Mais de Mundo

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico