Mundo

Elizabeth II falará em ano agitado e união em mensagem de Natal

A rainha pede a reconciliação em um momento em que o Reino Unido se prepara para para um marco histórico, com a saída da União Europeia

Rainha Elizabeth II (Aaron Chown/Pool/Reuters)

Rainha Elizabeth II (Aaron Chown/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 24 de dezembro de 2019 às 08h17.

Última atualização em 24 de dezembro de 2019 às 08h23.

Depois de um ano agitado, com os escândalos que marcam sua família e o Brexit, a rainha Elizabeth II pedirá aos britânicos, em seu tradicional discurso de Natal, que superarem as divisões.

Para a soberana de 93 anos, 2019 começou com um acidente de trânsito de seu marido, o príncipe Phillipe, que precisou ser hospitalizado. Seu filho Andrew se envolveu em um escândalo sexual e seu neto Harry tornou público seu estado de ânimo diante da pressão da mídia.

"Pequenos passos dados na fé e na esperança podem superar as velhas diferenças e profundas divisões para trazer harmonia e compreensão", disse a rainha segundo os trechos de seu discurso revelados na véspera de seu pronunciamento, em 25 de dezembro.

"É claro que a estrada nem sempre é fácil e, por vezes, este ano pareceu muito agitado, mas pequenos passos podem fazer uma grande diferença", acrescentou a rainha em uma passagem em que se refere à vida de Jesus Cristo.

A rainha pede a reconciliação em um momento em que o Reino Unido se prepara para para um marco histórico, com a saída da União Europeia (Brexit), prevista para o dia 31 de janeiro, após três anos e meio de caos político, em meio ao qual Elizabeth II manteve sua neutralidade.

No discurso, ela se refere às comemorações pelos 75 anos do desembarque da Normandia, quando "aqueles que foram inimigos se renderam para comemorar em ambos os lados do Canal da Mancha".

O primeiro-ministro Boris Johnson, com carta branca para implementar o Brexit graças à sua vitória eleitoral de 12 de dezembro, é mais direto em sua mensagem natalina e pede aos britânicos que "não discutam muito" durante as festas de fim de ano.

Acompanhe tudo sobre:BrexitRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô