Mundo

Eletrobras descarta erro humano em apagão no Nordeste

Relatório preliminar aponta que um defeito no aparelho no sistema de proteção do aparelho de transmissão causou o apagão

O presidente da Eletrobrás defendeu a investigação para que não ocorram novos apagões (Wikimedia Commons)

O presidente da Eletrobrás defendeu a investigação para que não ocorram novos apagões (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 14h01.

O presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, afirmou hoje que a Chesf vai analisar o relatório preliminar que aponta as causas do apagão ocorrido na semana passada e que deixou às escuras oito Estados do Nordeste. "A Chesf vai avaliar com cautela e vai rebatê-lo", disse.

Segundo Muniz, foi apurado que houve um "defeito no sistema de proteção" de aparelho de transmissão. Ele descartou qualquer erro humano no procedimento, já que o acionamento dos transmissores é feito automaticamente.

"A Chesf vai buscar internamente um consenso para chegar às suas conclusões e só depois responder ao Ministério. Mas mais importante que buscar culpados neste momento é ter visão sistêmica, e entender o porquê houve erro de qualquer maneira para evitar uma futura falha", disse.

Na tentativa de embasar sua tese, Muniz chegou até a recorrer a uma comparação: "É como numa queda de avião. Ninguém quer buscar os culpados, mas tentar evitar possíveis acidentes semelhantes".

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, e o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia Marcio Zimmermann, esquivaram-se e não quiseram comentar o relatório. "É um relatório ainda preliminar, que o ministro vai analisar, passar para a Chesf para que a empresa analise e responda. Apenas o ministro está autorizado a falar sobre o assunto", disse Chipp, ao deixar a cerimônia de posse do novo presidente de Furnas Centrais Elétricas.

Mesma posição teve Zimmermann, que sequer confirmou a existência de falhas técnicas encontradas no procedimento da Chesf, e que teriam levado ao Apagão.

Acompanhe tudo sobre:ApagãoEletrobrasEmpresasEmpresas estataisEnergiaEnergia elétricaEstatais brasileirasHoldingsRegião NordesteServiços

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos