Entre os 1.200 participantes da enquete, 73% aprovam a gestão de Obama, e mais da metade avalia como positiva a postura do presidente sobre a reforma sanitária e a economia (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de março de 2012 às 07h45.
Washington - Os eleitores latinos nos Estados Unidos preferem Barack Obama aos pré-candidatos republicanos à Presidência, apesar do não cumprimento da prometida reforma migratória, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
A enquete nacional da Fox News indica que nenhum dos quatro aspirantes republicanos alcança mais de 14% do apoio entre os hispânicos frente a Obama, que pertence ao Partido Democrata.
Esse dado representa uma queda de 17 pontos percentuais com relação aos 31% de apoio junto a este eleitorado alcançados em 2008 pelo então candidato republicano à Presidência, John McCain.
De acordo com a pesquisa, o atual líder americano tem 70% contra 14% de Mitt Romney entre os latinos, vantagem que cresce para 72% a 14% contra Newt Gingrich.
Entre os 1.200 participantes da enquete, 73% aprovam a gestão de Obama, e mais da metade avalia como positiva a postura do presidente nas questões envolvendo a reforma sanitária e a economia, com 66% e 58%, respectivamente.
Segundo a pesquisa, a economia e o emprego, a educação, o cuidado médico e a imigração figuram, nesta ordem, entre as principais preocupações dos eleitores latinos.
Embora as opiniões dos republicanos contra a reforma migratória expliquem em parte o mal-estar dos eleitores latinos com o Partido Republicano, a enquete também reflete seu descontentamento com Obama nesse âmbito.
Entre os latinos ouvidos para a produção da enquete, 41% dos indagados desaprovam a política migratória de Obama.