Mundo

Eleitor que não votou já pode regularizar situação

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições

Mais de 150 observadores estarão acompanhando as eleições no Brasil

Mais de 150 observadores estarão acompanhando as eleições no Brasil

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2011 às 19h27.

São Paulo - A partir de hoje, eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem regularizar sua situação. Eles têm até o dia 14 de abril para comparecer ao cartório eleitoral mais próximo. Levantamento da Justiça Eleitoral revela que 1.472.834 eleitores brasileiros estão nesta situação e podem ter o título cancelado, se não efetuaram a regularização.

Está disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet (www.tse.jus.br), na opção "Serviços ao eleitor", consulta para verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento.

Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições. Além disso, serão contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

Maior colégio eleitoral do Brasil, o Estado de São Paulo registra o maior número de eleitores que poderão ter o título cancelado, um total de 350.816. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 140.339 eleitores, e Minas Gerais, com 131.098.

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro, poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaEleiçõesPolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru