Mundo

Eleições terminam em Portugal com abstenção entre 32% e 46,5%

Serão escolhidos 230 deputados da Assembleia da República do país

Eleições: portugueses escolhem 230 deputados neste domingo (Leandro Fonseca/Exame)

Eleições: portugueses escolhem 230 deputados neste domingo (Leandro Fonseca/Exame)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 10 de março de 2024 às 17h51.

Terminou na tarde deste domingo, 10, o processo eleitoral das eleições legislativas de Portugal para escolher 230 deputados da Assembleia da República. As projeções das televisões indicam que a abstenção deverá ficar entre 32% e 46,5% dos 10,8 milhões de eleitores aptos a votar.

A votação encerrou às 19h no horário local (16h horário de Brasília) em Portugal Continental e na Madeira, fechando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Administração Interna (MAI), até às 16h (horário local de Portugal), haviam votado 51,96% dos eleitores, uma percentagem superior à das últimas legislativas, realizadas em 30 de janeiro de 2022, quando o comparecimento média às urnas à mesma hora se estimava em 45,66%.

No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa.

A eleição, que acontece dois anos antes do previsto, foi desencadeada pela renúncia do primeiro-ministro socialista António Costa em meio a uma investigação de corrupção há quatro meses. O pleito coloca em confronto os dois partidos que se alternam no poder desde o fim de uma ditadura fascista há cinco décadas, o Partido Socialista (PS) e o Partido Social Democrata (PSD).

*Com informações das agências Lusa e Reuters

Acompanhe tudo sobre:PortugalEleições

Mais de Mundo

Putin receberá enviado de Trump para discutir fim da guerra na Ucrânia

Hong Kong prende 13 pessoas após incêndio que deixou 151 mortos

Enchentes em países da Ásia já deixam mais de mil mortos

Honduras: candidato apoiado por Trump lidera votação presidencial