Mundo

Eleições regionais na Alemanha: Merkel perde poder para conservadores

O partido de Angela Merkel perdeu nove pontos em relação a 2010 na pesquisa boca de urna realizada no estado mais povoado da Alemanha

A oposição social-democrata (SPD), que critica a política de austeridade de Merkel, manteve o controle da Renânia do Norte-Vestfália (Maurizio Gambarini/AFP)

A oposição social-democrata (SPD), que critica a política de austeridade de Merkel, manteve o controle da Renânia do Norte-Vestfália (Maurizio Gambarini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2012 às 14h45.

O partido conservador CDU, da chanceler alemã Angela Merkel, sofreu uma severa perda nas eleições regionais deste domingo no estado mais povoado da Alemanha, ao alcançar nove pontos a menos que em 2010, segundo uma pesquisa de boca de urna para a televisão.

Faltando 16 meses para as eleições legislativas, a oposição social-democrata (SPD), que critica a política de austeridade de Merkel, manteve o controle da Renânia do Norte-Vestfália, com 38% dos votos, ganhando quatro pontos na comparação com 2010.

A CDU obteve 25,5% dos votos, seu pior resultado nessa região industrial da Alemanha, onde se encontram cidades como Colônia e Dusseldorf.

A coalizão SPD-Verdes continua governando a região, já que os ambientalistas conseguiram 12% dos votos.

Contudo, as pesquisas indicam que a política de austeridade da coalizão entre conservadores e liberais conta com amplo apoio.

Além disso, os liberais do FDP, adeptos à austeridade, tiveram 8,5% na Renânia do Norte-Vestfália, quase o triplo do que indicam as pesquisas nacionais.

Por outro lado, o jovem Partido dos Piratas ingressará no Parlamento regional com 8% dos votos, mas o esquerdista Die Linke não alcançou os 5% necessários para ter representantes.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEleiçõesEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Musk chama publicamente principal assessor comercial de Trump de 'imbecil'

Trump diz que aguarda telefonema da China para fechar acordo sobre tarifas

Irã afirma que é possível chegar a acordo nuclear se os EUA mostrarem boa vontade

UE pode apresentar resposta às tarifas americanas na próxima semana