Mundo

Eleições presidenciais russas acontecerão em 18 de março de 2018

Inicialmente, o pleito estava previsto para 11 de março, mas a data foi trocada para coincidir com o aniversário da anexação da Crimeia

Vladimir Putin: todas as pesquisas assinalam Putin como ganhador certo das eleições, o que lhe permitirá permanecer à frente do Kremlin até 2024 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Vladimir Putin: todas as pesquisas assinalam Putin como ganhador certo das eleições, o que lhe permitirá permanecer à frente do Kremlin até 2024 (Sergei Karpukhin/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de dezembro de 2017 às 07h48.

Moscou - As próximas eleições presidenciais na Rússia acontecem no dia 18 de março de 2018, segundo a convocação oficial aprovada nesta sexta-feira pelo Conselho da Federação, a Câmera Alta do Parlamento do país.

Inicialmente, o pleito estava previsto para 11 de março, mas em virtude de uma emenda à lei eleitoral a data foi trocada para o dia 18 do mesmo mês a fim de fazê-la coincidir com o aniversário da anexação da Crimeia.

"Esse dia será domingo, por isso que podem ser convocadas eleições de acordo com nossa legislação. E o fato de que coincida com uma festa tão maravilhosa, que realizamos há anos, tudo está muito bem", disse então o presidente da Duma ou Câmara de Deputados, Viacheslav Volodin, ao comentar a modificação.

No dia 18 de março de 2014, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou o tratado de incorporação da península da Crimeia na Federação da Rússia, decisão que foi condenada unanimemente pelo Ocidente e que levou à adoção de sanções econômicas internacionais contra Moscou.

A presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC) da Rússia, Ella Panfilova, afirmou hoje que "pelo menos 23 pessoas manifestaram o seu desejo de participar das eleições".

Todas as pesquisas assinalam Putin como ganhador certo das eleições, o que lhe permitirá permanecer à frente do Kremlin até 2024.

Acompanhe tudo sobre:CrimeiaEleiçõesPolíticaRússia

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos