Mundo

Eleições nos EUA: o que dizem as pesquisas a 6 meses da eleição?

Americanos vão às urnas em 5 de novembro para escolher novo presidente

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 11 de maio de 2024 às 06h01.

Falta pouco menos de seis meses para o dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, o cenário é de disputa acirrada entre os principais candidatos, o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump.

Na sexta, 10 de maio, Trump soma 41,3% dos votos, e Biden, 40,6%, segundo o site 538, que agrega várias pesquisas. Robert Kennedy Jr, que disputa como independente, tem 10,1%.

"Trump continua liderando nos estados-pêndulo, que são Geórgia, Arizona, Nevada, Michigan, Wisconsin e Pensilvânia, que vão decidir a eleição", comenta Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington. Ele comentou a situação atual da disputa no programa "O Caminho para a Casa Branca". Veja a integra abaixo:

yt thumbnail

Veja o calendário das eleições nos EUA

Atualmente, as eleições americanas estão na fase das primárias, em que cada partido define qual será seu candidato.

A disputa, no entanto, foi resolvida rapidamente este ano: já em fevereiro, Trump e Biden asseguraram as nomeações de seus partidos, ao vencerem as primeiras rodadas por margens amplas. Isso fez com que seus competidores desistissem rapidamente.

A confirmação das candidaturas será feita nas convenções partidárias, em julho e agosto. Depois disso, com os candidatos a presidente e a vice definidos, começa a disputa para valer.

Estão previstos debates em setembro e outubro, mas ainda não está claro se os dois candidatos irão participar. A votação final será em 5 de novembro, e o vencedor tomará posse em 20 de janeiro de 2025.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024Donald TrumpJoe Biden

Mais de Mundo

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres

Donald Trump considera processo contra Jerome Powell por reforma do Fed e políticas monetárias

CPI: inflação anual nos EUA permanece em 2,7% em julho, mas núcleo sobe para 3,1%